Em Lauro de Freitas, uso da máscara é obrigatório em unidades de saúde e no atendimento ao público

Por: Rodrigo Castro
Quarta, 13 de Abril de 2022 às 17:05

Foto: Maína Diniz

Em decreto publicado no Diário Oficial do Município (DOM) desta quarta-feira (13), a Prefeitura de Lauro de Freitas suspendeu a exigência do uso de máscara em locais abertos e fechados do município. A utilização segue obrigatória apenas em farmácias, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), hospitais e demais unidades de saúde, tanto públicas como privadas. O uso também continua obrigatório para funcionários, colaboradores e servidores que prestam atendimento direto ao público.

Em transportes públicos, como ônibus, metrô, vans, e nos locais de embarque e de passageiros, a máscara não é obrigatória, no entanto, o seu uso é recomendado, assim como para idosos, pessoas imunossuprimidas e gestantes, ainda que estejam com o esquema vacinal contra a Covid-19 completo. Mesmo com a suspensão da exigência da máscara em alguns locais, segue valendo a necessidade do distanciamento social adequado e demais protocolos sanitários já estabelecidos.

A suspensão da obrigatoriedade do uso de máscara foi possível devido à redução no número de casos ativos para a Covid-19. De acordo com boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira (12), pela Secretaria Municipal da Saúde (SESA) de Lauro de Freitas, o município não apresenta nenhum caso ativo para a doença. A suspensão também segue decreto estadual publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (12).

Comprovante de vacinação

A exigência da apresentação do comprovante de vacinação para acessar as instituições públicas do município segue valendo. O público deverá apresentar o certificado obtido por meio do aplicativo Conect SUS ou o cartão entregue nos pontos de vacinação.