Em três anos, Policlínica Metro Recôncavo Norte realizou mais de 49 mil atendimentos a pacientes laurofreitenses

Por: Aina Soledad
Quinta, 22 de Dezembro de 2022 às 03:03

 Em três anos, Policlínica Metro Recôncavo Norte realizou mais de 49 mil atendimentos a pacientes laurofreitenses

Foto: ASCOM - Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas


Com mais de 130 mil atendimentos ao longo de três anos, sendo mais de 49 mil apenas em Lauro de Freitas, a Policlínica Regional Metro Recôncavo Norte, situada em Simões Filho, mais que atende pacientes dos seis municípios da região, é um importante instrumento de promoção de qualidade de vida e bem-estar através da realização de consultas e exames especializados. A unidade completou três anos de funcionamento no último dia 29. A celebração do aniversário ocorreu nesta quarta-feira (21) com a presença da presidenta do consórcio MRN, que gerencia a unidade de saúde; a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, autoridades municipais e servidores do equipamento.  

Durante o momento festivo, Moema Gramacho anunciou a organização de um mutirão, previsto para janeiro, para zerar a fila de regulação dos municípios consorciados. “Estamos organizando mais um grande mutirão de saúde, com a realização de consultas e exames especializados para ampliar o acesso a serviços de saúde do nosso povo”, contou.  

Gramacho também considerou que são três anos de importantes serviços prestados aos munícipes da MRN. “Com a realização de exames e consultas especializadas, além de pequenas cirurgias. Tudo isso com equipamentos de última geração, ambiente confortável e climatizado, E, claro, com a qualidade na acessibilidade que o povo merece. Vale ressaltar que a Policlínica oferece transporte para os pacientes das cidades da MRN, exceto de Simões Filho, pois é a sede”, explicou.  

O secretário de saúde de Lauro de Freitas, Augusto César Nascimento, destacou que a Policlínica é um importante espaço para cuidar da saúde do povo. Ele ainda parabenizou a gestora municipal pela reeleição no Consórcio MRN. “Resultado de uma gestão com maestria e comprometida em melhorar os serviços de saúde da população. O reflexo disso são os números consideráveis de atendimentos nesse período, principalmente em nossa cidade”.  

Já Igor Mascarenhas, coordenador geral da regulação de Lauro de Freitas, contou que o município é um dos que mais utilizam os serviços ofertados pela unidade de saúde, tendo o menor percentual de faltosos (16%), em comparação aos demais municípios. “A nossa cidade é um dos mais captadores das vagas ocorridas, além das vagas disponibilizadas pelo consórcio. Somos o segundo município em maior número de agendamentos, que totalizam 94%. Temos também 79% de aproveitamento das agendas em atendimento”, disse.  

Situada no CIA I, em Simões Filho, na unidade são ofertadas várias especialidades médicas como angiologia, cardiologia, endocrinologia, gastroenterologia, neurologia, ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia, ginecologia/obstetrícia, mastologia e urologia. Também são oferecidos diversos exames, dentre eles os de ressonância magnética, tomografia, mamografia, ultrassonografia com doppler, ecocardiografia, ergometria, mapa, holter, eletroencefalograma, eletromiografia, raio-X, eletrocardiograma, endoscopia e colonoscopia. Quem precisa realizar algum procedimento no local, realiza o trajeto com ônibus climatizados oferecidos pela unidade de saúde, com wi-fi e adaptados para pessoas com deficiência. 

Entre os seus servidores estão médicos, enfermeiros, psicólogo, farmacêutico, nutricionista, ouvidor, assessores técnicos, assistente social, técnicos em enfermagem, técnicos em radiologia e assistentes administrativos. A marcação de consultas e exames é de responsabilidade da Central de Regulação dos municípios.