Em um ano, mais de 364 mil doses da vacina contra Covid aplicadas em Lauro de Freitas

Por: Giovanna Reyner
Sexta, 21 de Janeiro de 2022 às 14:02

Foto: Natanael Kiss

Em Lauro de Freitas, mais de 364 mil doses da vacina contra a Covid-19 foram aplicadas desde o dia 19 de janeiro de 2021. A estratégia para imunização nesse primeiro ano mobilizou equipes compostas por enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes de saúde, guarda municipal e técnicos para dar sequência e celeridade à aplicação das doses.

A 1ª dose atingiu mais pessoas que o público-alvo acima de 18 anos, porque imunizou pessoas de outras cidades. Mais de 174 mil pessoas foram vacinadas, o que corresponde a 115% do público previsto. Dos que tomaram a 1ª dose, 81% já receberam a 2ª dose e 27% a dose de reforço. Já a vacinação infantil, de 5 a 11 anos, que foi iniciada no último domingo (16), imunizou quase 600 crianças em uma semana.

De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Augusto César Pereira, o foco da gestão é sempre trabalhar com estratégias para alcançar as metas. “Nessa trajetória, de um ano de vacinação contra a Covid-19, nós conseguimos alcançar o público-alvo com a 1ª dose. A Secretaria de Saúde tem se empenhado sempre, chamando a população constantemente para completar o ciclo com as três doses e contando sempre com o apoio dos nossos enfermeiros, técnicos, agentes de saúde, endemias e médicos”, afirmou.

Quatro drives foram implantados em locais de grande fluxo e trânsito fácil para não afetar a rotina urbana das localidades e ao mesmo tempo atingir o objetivo de vacinar o máximo de pessoas diariamente. Com a ampliação dos públicos, sob a orientação do Ministério da Saúde e da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), Lauro de Freitas também incluiu na imunização mais oito Unidades de Saúde da Família para atender os bairros mais afastados do Centro da cidade e continuar avançando na imunização.

1ª enfermeira vacinada

Há um ano, a técnica de enfermagem Eliene da Cruz entrou para a história em Lauro de Freitas como a primeira pessoa a receber a vacina que protege contra a Covid-19. Nesse período ela continuou atuando no enfrentamento a pandemia do coronavírus, integrando a equipe de vacinadores, aplicando a imunização em idosos, adultos e crianças com a mesma dedicação do primeiro dia.

Nascida e criada no bairro de Portão, Eliene descreve sua atuação profissional como uma bênção em sua vida. “Eu me sinto agraciada em poder contribuir com a vida de milhares de pessoas e ajudar a reduzir os números de mortes e casos graves desta doença”, descreve ela que desde muito cedo já sabia que seria pelos caminhos da saúde que trilharia sua caminhada. “Sempre amei cuidar das pessoas e tenho o privilégio de fazer isso por mais de trinta anos”, contou.

Medo da vacina? Liu, como é carinhosamente conhecida na Unidade de Saúde Irmã Dulce em Portão, onde atua, conta que nunca teve. “Eu fui uma das primeiras pessoas a serem vacinadas no Brasil e desde o primeiro momento confiei na ciência e na eficácia das vacinas. E hoje os números revelam que estávamos certos, milhares de pessoas foram salvas por conta da imunização”, disse ela que está atualmente vacinada com as três doses e por conta dos seus cuidados nunca contraiu a Covid-19.

Eliene da Cruz -  técnica de enfermagem