Emoção marca a Cantata de Natal do NEOJIBA Núcleo Lauro de Freitas

Por: Giovanna Reyner
Segunda, 19 de Dezembro de 2022 às 10:10

Emoção marca a Cantata de Natal do NEOJIBA Núcleo Lauro de Freitas

Foto: Raphael Muller


O clima mágico das celebrações de final de ano tomou conta dos corações de todos que foram até a Praça João Tiago dos Santos, na noite deste domingo (18), para assistir a Cantata de Natal do NEOJIBA - Núcleo Lauro de Freitas. As crianças e adolescentes mostraram todo seu talento estreando a Orquestra Sinfônica e os Corais infantil e infanto-juvenil, com um repertório recheado de grandes nomes da música clássica mundial e hinos que marcam a celebração do nascimento do menino Jesus há gerações.

Na apresentação, concertos de Sebastian Bach como Allegro e Ode a Alegria de Beethoven em ritmo de samba encantaram o público. “Esse é um momento maravilhoso que marca o início da orquestra e dos corais, que são um patrimônio imaterial e que pertencem a toda cidade. Temos todos os instrumentos que uma orquestra pode ter como cordas, sopros e percussão”, disse o coordenador do Núcleo e maestro Alexandre Guimarães.

Emocionada, a prefeita Moema Gramacho lembrou a trajetória em comum com o projeto desde o período em que esteve à frente Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Governo da Bahia em 2013 e o momento em que o Neojiba foi trazido para Lauro de Freitas. “Essa é uma parceria que deu certo. Hoje temos cerca de 200 crianças e adolescentes aprendendo a tocar esses instrumentos, crianças que nunca tinham visto um violino de perto, hoje estão aqui sendo solistas e isso me enche de orgulho e satisfação”, falou.

Os olhares atentos dos pais, familiares e amigos transbordavam orgulho. “Toda vez que vejo ele tocar me emociono. O sentimento de gratidão por ele poder vivenciar isso é muito intenso”, contou, emocionada, Rosinalva Menezes. Ela é avó de Pedro Victor Pereira, 14 anos. O adolescente toca contrabaixo na orquestra há seis meses. “Eu me dedico diariamente ao NEOJIBA, amo as aulas e os amigos que fiz”, revela o garoto.

Os corais foram um espetáculo à parte com a apresentação de canções que marcaram filmes e musicais tradicionais, como “Bom Natal” e “Noite Feliz”. “Esse projeto é maravilhoso e tem transformado a vida de nossas crianças. Minha filha tem sete anos e desde que entrou para o coral tem apresentado melhora na concentração e na dedicação aos estudos. A arte é uma forma muito eficaz de educar”, avalia Aiala Souza, mãe da pequena Aghata.