Escolas de Lauro de Freitas vão receber placas de energia solar e aparelhos de ar condicionado

Por: Giovanna Reyner
Sábado, 20 de Agosto de 2022 às 06:06

Foto: Danilo Magalhães

A prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, assinou nesta sexta-feira (19) duas Ordens de Serviço (OS) que vão fazer uma grande diferença na educação, no meio ambiente e nos cofres públicos. A primeira é referente a instalação de 1.900 placas de energia fotovoltaica em 11 escolas, que irão gerar energia para abastecer 53 unidades de ensino. E a segunda OS é direcionada para a climatização das 470 salas de aula e de apoio em todas as escolas do município.

De acordo com a gestora, a meta é instalar inicialmente e em etapas a energia solar para gerar eletricidade como fonte de energia renovável e limpa. O projeto é executado pela Secretaria de Educação (SEMED) em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos (SESP) com investimento da ordem R$ 8.869.187,87 do Fundo de Manutenção do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF). “A Escola Pedro Paranhos é a nossa escola piloto foi a primeira a iniciar a instalação das placas e já está em fase de conclusão. Essas placas irão garantir uma redução de mais de 80% com as despesas em energia o que possibilitará a instalação de condicionadores de ar em todas as escolas”, explicou.

O coordenador do setor de iluminação da SESP, Rosalvino Queiroz, informa que as 11 escolas serão capazes de produzir energia para as unidades sede e ainda distribuir com as demais escolas. “As unidades escolares que receberão as placas foram escolhidas de acordo com o ângulo e disposição em referência ao sol.  Cada placa tem uma vida útil de mais de 25 anos, ou seja, isso será um benefício que terá resultados por muito tempo”, pontuou.

Cada placa possui cerca de dois metros de comprimento por um de largura e são classificadas na certificação TIER 1. O selo é uma certificação de qualidade dos painéis de garantia e estabilidade. “Esse é um legado que ficará para o município. As 53 escolas usufruirão disto por muitos anos, esse é um ato de preocupação com as contas públicas”, disse o secretário interino da SEMED, Victor Veiga.

A instalação dos painéis será feita quatro etapas. Na primeira etapa serão instaladas as placas na Escola Municipal Jardim Talismã, Escola Municipal Fênix e a conclusão da Escola Pedro Paranhos. Na segunda, serão beneficiadas as Escolas Tenente Gustavo dos Santos, Vida Nova, Governador Mário Covas. Na terceira etapa, serão instalados os painéis da Enock Amaral, Miguel Arraes, Ismael Ornelas Farias. E na quarta etapa, as unidades Vovó Ciça e Vila Nova. A previsão é de que até o final do ano a instalação das placas e a climatização estejam concluídas.