Estudantes da rede estadual e municipal de Lauro de Freitas se empolgam com nova estrutura do CEEPTIC

Por: Laerte Santana
Terça, 27 de Setembro de 2022 às 15:03

Estudantes da rede estadual e municipal de Lauro de Freitas se empolgam com nova estrutura do CEEPTIC

Foto: Lucas Lins


As obras do novo Centro Estadual de Educação Profissional em Tecnologia, Informação e Comunicação (CEEPTIC), no Centro de Lauro de Freitas, estão prestes a serem concluídas. No início do ano letivo de 2023, o complexo educacional estará de portas abertas para receber os antigos e novos estudantes. Mas, para conhecer e avaliar as futuras instalações, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) convidou estudantes para uma visita ao canteiro de obras, nesta terça-feira (27). 



Uma turma de estudantes do CEEPTIC, que está tendo aulas em uma unidade provisória, e outra da Escola Municipal Ipitanga foram recepcionadas por engenheiros, que deram instruções sobre a visita guiada e informações do projeto que possui mais de sete mil metros quadrados de área construída. As obras do novo centro educacional estão sendo executadas pelo Governo da Bahia, assim como a escola do bairro de Portão, de estrutura semelhante, que irá substituir o Colégio Estadual Kleber Pacheco. 

Presente na visita, a prefeita Moema Gramacho fez questão de tirar dúvidas dos estudantes e explicar sobre como será a nova unidade. “Aqui neste grande complexo vocês vão poder estudar em um turno e no oposto fazer práticas esportivas, bem como usufruir do Espaço Mais Cultura, onde terá espaços para apresentações teatrais, exposições de artes, oficinas, capacitações e outros”, ressaltou. Ainda segundo a prefeita, os complexos educacionais de ensino médio/técnico devem ser entregues entre os meses de outubro e novembro. 



O projeto do novo CEEPTIC já está com mais de 75% de execução concluída. Para a secretária Municipal de Educação, Vânia Galvão, a visita com os estudantes nessa fase da obra fortalece a relação entre ensino e patrimônio público. “A intenção de trazer os estudantes é justamente essa, para eles conhecerem como será a estrutura da nova escola e já terem a perspectiva de que daqui a alguns meses já vai começar a funcionar”, disse. 

Além de salas e outros departamentos, a futura unidade de ensino de Beatriz Ornelas conta com laboratórios, quadra poliesportiva, campo society, piscina, refeitório, banheiros com acessibilidade e espaço Mais Cultura. Para ela, a expectativa de mudar para a nova escola é grande. “Eu achei tudo muito bem estruturado aqui. O prédio provisório que estamos não é bem adequado e não tem tudo o que essa daqui tem. Não vemos a hora de mudar”, destacou a aluna do 1º ano de informática do CEEPTIC. 

O aluno do 9º ano da Escola Municipal Ipitanga, Davi Eduardo, confirma que suas notas já garantem a aprovação da série. Aspirante a futuro jornalista, ele deseja migrar do Fundamental II para o ensino técnico do CEEPITC. “O que vimos aqui é um lugar apropriado para o ensino, com conforto, estrutura maior, que vai beneficiar os estudantes antigos, assim como os novos também. Eu quero vim estudar aqui, porque uma escola profissionalizante abre mais oportunidades de emprego e um melhor currículo”, frisou.