Estudantes da rede municipal de Lauro de Freitas recebem formação em audiovisual

Por: Giovanna Reyner
Terça, 12 de Abril de 2022 às 16:04

Foto: Danilo Magalhães

“Eu sou muito ligado em assuntos relacionados à era digital e novas tecnologias. Já faço aulas de computação gráfica e esse curso vai ser um importante aliado na minha formação”, declarou o estudante Ítalo da Silva, de 15 anos. Ele é um dos alunos do curso de qualificação profissional em audiovisual promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Lauro de Freitas (SEMED) para os estudantes do 9º ano do ensino fundamental e concluintes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal Cadetes Mirins, no Caji.

As aulas, iniciadas na última semana, acontecem na sala de audiovisual na PEC 3000 localizada na Itinga. O curso foi idealizado pelos professores Luciano Oliveira e Cristiane Andrade, ambos do Departamento de Inovação e Tecnologia na Educação da SEMED. “A oferta de cursos profissionalizantes para concluintes do ensino fundamental e da EJA  faz parte das ações de Inovação e Tecnologia desenvolvidas pelas secretaria, através do Departamento de Inovação e Tecnologia na Educação”, enfatiza a titular da SEMED, secretária Vânia Galvão.

O curso é obrigatório na grade curricular e será realizado até novembro, com aulas ministradas nas tardes de terças e quintas-feiras, pelos professores Luciano Oliveira, Cristiane Andrade, Edy Mabel Carvalho Silva e Maria Auxiliadora dos Santos Pereira. Para participar da capacitação os alunos são trazidos à PEC pelos ônibus escolares.

Sob supervisão da coordenadora do departamento, Gabriella Santana, o curso certificará os estudantes para atuar em diversos segmentos do audiovisual, como produção, edição, elaboração de roteiros e atuação, ao longo de uma carga horária de 320 horas.

Para o estudante Arthur Nascimento, a capacitação é uma forma de se preparar para o futuro. “Vejo essas aulas como uma oportunidade de me tornar um bom profissional e poder me destacar no mercado”. Como trabalho de conclusão de curso, os estudantes  serão provocados a refletir sobre ética, cidadania, ,identidade, uso responsável das redes sociais e sua própria interação com esses elementos.