Faxinaço contra a dengue descarta focos do mosquito em residências e pontos comerciais da Itinga

Por: Iana Silva
Sexta, 27 de Maio de 2022 às 15:03

Foto: Natanael Kiss

A Prefeitura de Lauro de Freitas realizou, nesta sexta-feira (27), um faxinaço de prevenção no Jardim Tropical, localizado no bairro da Itinga. A iniciativa busca combater os possíveis focos do mosquito Aedes aegypti e evitar a propagação da doença na cidade. A iniciativa faz parte do projeto “Tá Limpo”, que é fruto de uma parceria entre o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde e a de Serviços Públicos (SSP).

Mais de 100 agentes comunitários visitaram os imóveis, levando orientações para a população. Entregaram também materiais informativos a respeito dos medidas de prevenção e ações para a destruição de possíveis criadouros dos mosquitos, transmissores da Zika, Dengue e Chikungunya. Em seguida, foi realizada a ação da SESP, com o recolhimento dos entulhos.

O diretor da CCZ, Igor Fidelis, destaca que a ação conjunta foi pensada de forma estratégica, já que a conscientização coletiva é fundamental para o descarte adequado e cuidado com a saúde. “Essa é uma importante ação conjunta em prol da população. Estamos saindo de casa em casa, orientando e ensinando a fazer o correto descarte dos materiais que estão em desuso. Muitas vezes, tem objetos inúteis nos quintais e varandas, que acabam acumulando água, se configurando como criadouros de mosquitos. Então nós estamos trabalhando com essa conscientização e também fazendo o tratamento, quando necessário”, relatou.

Adson Sena, 46 anos, tem uma loja de variedades no bairro há dois anos. Ele elogiou a ação e aproveitou para tirar todas as suas dúvidas com os agentes de saúde. “Eu acho muito importante a Prefeitura fazer essa limpeza aqui no bairro. As equipes fizeram um breve questionário e verificaram todos os cantos da minha loja. Adorei essa atividade, pois, muitas vezes, cuidamos do nosso ambiente, mas o vizinho não liga, o que pode nos prejudicar”, comentou.

O secretário de saúde, Augusto César, também marcou presença no faxinaço e chamou a atenção para a importância da colaboração de todos. “Nós estamos em um período sazonal e a proliferação desse mosquito aumenta muito. Se nós não tivermos os munícipes do nosso lado, combatendo o mosquito, o trabalho fica mais difícil. Temos que fazer nossa parte, enquanto gestão, mas também precisamos convocar a população para nos ajudar. Esse faxinaço vai além da limpeza.  É também alerta e conscientização”, disse.

Para enviar denúncias para o CCZ, a população pode enviar mensagem através do WhatsApp: (71) 99608-9407.