Fiéis celebram grande dia de honra a Santo Amaro de Ipitanga, padroeiro de Lauro de Freitas

Por: Laerte Santana
Domingo, 15 de Janeiro de 2023 às 15:03

Fiéis celebram grande dia de honra a Santo Amaro de Ipitanga, padroeiro de Lauro de Freitas

Foto: Wandaick Costa


Depois de nove dias de encontros de orações, fiéis católicos de Lauro de Freitas renderam mais louvores ao padroeiro do município, Santo Amaro de Ipitanga, em seu grande dia, neste domingo (15). Com ensinamentos do bispo auxiliar Dom Valter Magno, a missa solene foi presidida pelo pároco da Igreja Matriz, padre Anastácio Gilberto, no Centro Paroquial São João Paulo II. Neste dia do padroeiro também se celebra o aniversário da Paróquia Santo Amaro de Ipitanga, que completou 415 anos de história. 

Em uma reflexão sobre a vida do santo, o bispo auxiliar Dom Valter Magno chamou atenção dos presentes na missa para que sigam a missão de anunciar a boa-nova do reino de Deus. “Contemplando a vida do padroeiro da cidade, somos convidados a imitar o exemplo de Santo Amaro de Ipitanga. Primeiro pela sua doação a Deus, que viveu desde a sua infância e encontrou a sua razão de ser. Santo Amaro foi exemplo de fidelidade a Deus, alguém que soube crescer na prática do amor e da caridade”, pontuou em sua homilia.

Ao fim da celebração eucarística, a prefeita Moema Gramacho reforçou as palavras do evangelho. “Estamos aqui para celebrar e homenagear Santo Amaro de Ipitanga, dos seus 415 anos de história e de um povo que participa da igreja. Ao longo dessa história a fé prevaleceu, garantindo no decorrer dos séculos a reverência a Santo Amaro de Ipitanga”, disse. Ainda em seu discurso a prefeita lembrou da reforma completa realizada na Igreja Matriz, em 2019, e ressaltou que a gestão segue no compromisso de buscar a autorização do IPHAN para a reforma do cemitério da paróquia. 



Devota do padroeiro, Marilene Pereira, 62, acompanhou boa parte das festividades de 2023. “Eu sou católica desde criança, minha mãe sempre me levou para as missas. E depois de mais de 30 anos morando aqui em Lauro de Freitas, eu virei devota de Santo Amaro. Participei das missas do novenário e hoje vim agradecer as bênçãos no dia oficial dele. À noite estou planejando ir na praça para ver os shows se Deus quiser”, contou a senhora. 

O dia solene de Santo Amaro de Ipitanga começou cedo com alvorada festiva e missa dos devotos. Ainda hoje, na programação da Paróquia, a tradicional procissão sai da comunidade de São Pedro (Rua dos Vereadores), às 15h30, em direção à Igreja Matriz. A missa festiva de encerramento será realizada às 17h, e os shows de Tony Alysson e Flávio Vitor acontecem a partir das 19h, na Praça da Matriz.

415 anos de história 

A Igreja Matriz Santo Amaro de Ipitanga, um dos monumentos religiosos mais importantes da Bahia, completou 415 anos de história. O templo possui os mais extensos silhares encontrados na arquitetura luso-brasileira. A barra de azulejos envolve toda a nave, como uma espécie de tapete, e a capela principal. Ganha destaque ainda as imagens de Senhor Morto e Nossa Senhora das Dores, em rocca. Reconhecida por seus bens culturais, a igreja é tombada pelo IPHAN.