Frequentadores do Restaurante Popular participam de oficina sobre alimentação cardioprotetora

Por: Iana Silva
Terça, 13 de Setembro de 2022 às 15:03

Frequentadores do Restaurante Popular participam de oficina sobre alimentação cardioprotetora

Foto: Maína Diniz


A saúde do coração foi o foco principal da oficina realizada nesta terça-feira (13), no Restaurante Popular de Lauro de Freitas. O tema abordado é uma referência ao Dia Mundial do Coração, celebrado neste mês de setembro. A atividade, promovida pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC), contou com a presença de 35 pessoas vinculadas ao Programa Hiperdia e frequentadores do equipamento. Entre os assuntos apresentados estavam os fatores de risco para doenças cardíacas, hábitos preventivos e a importância de uma alimentação saudável.

O programa Hiperdia foi criado pelo Ministério da Saúde, em 2002, estabelecendo metas para controlar os pacientes hipertensos e diabéticos. Em Lauro de Freitas, esses grupos são acompanhados pela Atenção Básica em Saúde e Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (DESAN). A nutricionista Sheila Dionísio explica que as oficinas e palestras são realizadas regularmente, com o intuito de alertar o público sobre a forma como hábitos simples podem prevenir doenças graves. “Aqui eles podem aprender o que é mito e o que é verdade. Ensinamos a fazer trocas inteligentes para a saúde do coração”, disse.

A oficina também contou com dinâmicas interativas e a transmissão de vídeos educativos, com explicações de especialistas sobre os fatores de alto risco para manifestação de doenças e infartos. Foram apresentados os alimentos que devem ser consumidos e os que devem ser evitados, a diferença entre colesterol bom e colesterol ruim.  Josefa da Costa Moreira, 86 anos, moradora do bairro de Capiarara, estava atenta ouvindo todas as orientações. “Eu adorei essa atividade. Sempre cuidei da minha alimentação, mas tinha muita coisa que eu aprendi aqui hoje, como não exagerar na carne vermelha, reduzir o sal e o açúcar. Estou saindo muito satisfeita”, comentou.