GAPA Bahia e CTA de Lauro de Freitas promovem ação para diagnóstico e prevenção ao HIV

Por: Giovanna Reyner
Quarta, 22 de Setembro de 2021 às 18:06

GAPA Bahia e CTA de Lauro de Freitas promovem ação para diagnóstico e prevenção ao HIV

Foto: Danilo Magalhães


No próximo fim de semana, Lauro de Freitas vai sediar uma iniciativa para diagnóstico e prevenção das ISTs, HIV e aids. A ação, proposta pelo do Grupo de Apoio à Prevenção à Aids da Bahia (GAPA) em parceria com o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e Unicef, disponibilizará stands no sábado (25), no Pé do Oiti, no Centro, das 10h às 14h, e no domingo (26), no mesmo horário, no Largo do Caranguejo, na Itinga.

De acordo com o coordenador do CTA, Djair de Deus, a proposta levará a estes locais estratégicos e de grande fluxo de pessoas, testagem rápidas, orientações sobre a profilaxia pré e pós exposição ao HIV, distribuição de preservativos femininos e masculinos, lubrificantes e autoteste para diagnóstico do HIV. “O autoteste para o HIV tem 99% de chance de um resultado confiável. Mesmo assim, caso o resultado seja reagente, é preciso realizar um teste confirmatório. Daremos todas as orientações durante a ação”, disse.

Em Lauro de Freitas, pessoas com diagnóstico positivo para ISTs e HIV são acompanhadas periodicamente pelo CTA. A unidade localizada na Avenida Bispo Renato Cunha, oferece atendimento médico especializado com equipe multidisciplinar.