Gestantes e puérperas comemoram vacinação contra a covid-19: 'É um sopro de esperança e vida'

Por: Giovanna Reyner
Sexta, 30 de Julho de 2021 às 19:07

Gestantes e puérperas comemoram vacinação contra a covid-19: 'É um sopro de esperança e vida'

Foto: Maína Diniz


Lícia Machado foi a primeira grávida a ser vacinada contra a covid-19 nesta sexta-feira (30) em Lauro de Freitas. Assim como ela, outras 168 gestantes e puérperas (mulheres que deram à luz até 45 dias) receberam a proteção destinada exclusivamente a este público hoje. A aplicação das doses aconteceu no drive instalado na faculdade Unime, das 8h às 12h, com fluxo tranquilo durante todo o dia. 

Lícia, que é mãe de primeira viagem, não escondeu a satisfação em receber a proteção tão aguardada. “Agora sinto que posso ter meu filho com mais segurança. Essa vacina simboliza muitas coisas boas, inclusive a vida”, falou ao lado do marido, Lucas Nascimento, que comemorou a dose. “Estamos muito felizes por este dia. A vacina é uma esperança renovada de vida”, falou.

Carregando a primeira filha de apenas 35 dias nos braços, Vitória Silva disse que mesmo após receber a primeira dose os cuidados com ela e seu bebê serão os mesmos. “Desde que ela nasceu saímos apenas para ir a consultas médicas ou vacinação. Não recebemos visitas e a família conheceu minha filha por videochamada. E será assim, até termos segurança que tudo está estável novamente”, falou. 



Segunda dose

A estratégia de imunização reservou três drives e salas de vacinação para a aplicação da segunda dose da AstraZeneca. Mais de 2.460 pessoas aproveitaram o reforço antecipado, destinado a pessoas com aprazamento até o dia 4 de agosto. 

Segurando um cartaz com a frase ‘Viva o SUS’, Levi Santos comemorou a conclusão do ciclo de imunização. “A espera é árdua e penosa porque muitas vidas se foram, mortes que poderiam ter sido evitadas se houvesse celeridade neste processo. Mas a cada pequena vitória, como eu ter concluído minhas duas doses, nossa comemoração deve ser grande e intensa”, falou.