Gestores das escolas municipais de Lauro de Freitas participam de formação sobre o novo Fundeb e gestão democrática

Por: Giovanna Reyner
Terça, 18 de Outubro de 2022 às 09:09

Gestores das escolas municipais de Lauro de Freitas participam de formação sobre o novo Fundeb e gestão democrática

Foto: Wandaick Costa


Mais de 300 diretores e vice-diretores das escolas da rede municipal de ensino público de Lauro de Freitas participaram, na tarde desta segunda-feira (17), da aula que iniciou a Formação com  foco em Gestores de Unidades Escolares, Gestão Democrática das Unidades Escolares e a nova Lei do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação). O curso, com carga horária de 60 horas, será ministrado no auditório do Colégio Adventista e é promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED), em parceria com a UNEB e a Escola de Governo, setor da Controladoria Municipal. 

A formação é uma condicionalidade da Nova Lei do Fundeb que antecede o processo de consulta pública e tem a finalidade de avaliar o desempenho e mérito para os pleiteantes aos cargos de gestão. As palestras e a avaliação serão sobre os módulos de gestão democrática e participativa das unidades escolares, gestão pedagógica das unidades escolares e gestão administrativa e financeira das unidades escolares. “Esse curso atende a nova lei do Fundeb e é uma condicionalidade para o recebimento da complementação de 2,5%. Todos os postulantes aos cargos de gestores precisam ser avaliados após esta formação através de critérios técnicos”, explica a coordenadora de Gestão Escolar e Monitoramento de Qualidade do Ensino da SEMED, Nadjena Miranda. 

Para o vice-diretor da Escola Municipal José dos Santos Paranhos, Valdivino Rodrigues, a atualização é necessária e bem-vinda. “Eu procuro sempre me manter antenado com as novas informações que surgem. O conhecimento é o núcleo central da educação e nunca é demais”, disse. Já a diretora do Centro Social de Portão, Débora Fontes, avalia que a educação está em constante processo de mudanças e os educadores precisam se adaptar. “Atualmente temos um desafio de implementar as tecnologias na sala de aula e temos seguido firme no nosso propósito. Acredito que só temos a ganhar com essa formação, estar capacitado é mais que preciso é necessário”, falou. 

“A educação é o caminho para que nosso país possa continuar crescendo e se desenvolvendo. Eu como filho de uma professora e ex-aluno da escola pública sei bem disso, por este caminho estou aqui hoje”, enfatizou o vice-prefeito Vidigal Cafezeiro ao lado da vice-reitora da Uneb, Dayse Lago, que resumiu o momento como um importante marco para a educação. “Nós vamos continuar lutando e empunhando nossa bandeira acreditando nos direcionamentos deixados por Paulo Freire e resistindo”, concluiu. 



Cargos de gestores 

O pleito para cargos diretivos nas unidades escolares de Lauro de Freitas está previsto para acontecer no mês de novembro. Cada postulante eleito terá dois anos à frente da função. 

Para concorrer aos cargos, os candidatos deverão ser professores, coordenadores pedagógicos ou profissionais da educação de nível superior, efetivos ou não, com atuação mínima de seis meses na unidade escolar.