Hemóvel em Lauro de Freitas coletou mais de 30 bolsas de sangue. Atendimento continua nesta sexta-feira (23)

Por: Iana Silva
Quinta, 22 de Setembro de 2022 às 18:06

Foto: Wandaick Costa

O município de Lauro de Freitas recebe, mais uma vez, a unidade móvel da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba). O atendimento à população começou nesta quinta-feira (22), com coleta de sangue e cadastro de medula óssea. Apenas nesse primeiro dia da ação, foram coletadas 32 bolsas de sangue para doação. Os munícipes que quiserem aproveitar a oportunidade e ajudar a ampliar o estoque de sangue dos hospitais públicos do estado, devem se dirigir à unidade, que está estacionada na UNIME, com atendimento até esta sexta-feira (23), das 08h às 16h30.

A atividade foi organizada pelo Conselho Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SESA). O presidente do Conselho, Antônio Roberto, destaca que a ação busca incentivar as doações, mas também conscientizar a população sobre a importância das doações regulares. “Cada bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas. Então queremos alertar a todos que a doação de sangue não é somente quando a pessoa está precisando. Precisamos ter o hábito da prevenção. Doar sangue é um ato de amor, é um ato de salvar vidas”, comentou.

Os voluntários passam, primeiramente, por uma entrevista médica, com aplicação do questionário do Ministério da Saúde, onde é avaliado se o perfil está apto para doação. Depois da aprovação, são encaminhados para dentro da unidade móvel, onde passam pelo procedimento de higienização e doação. Brenda Simões, 28 anos, foi uma das munícipes aprovadas. “Eu já tinha feito uma doação quando uma pessoa próxima precisou. Gostei muito de doar, então hoje, eu voltei de forma voluntária. Aprendi que doar é um gesto bonito, faz bem para quem doa e para quem recebe. Pretendo continuar, sempre que puder”, relatou.

Para doar, é preciso pesar, no mínimo, 50 kg, ter entre 16 e 69 anos, e estar bem alimentado. É recomendado ter dormido, pelo menos, 6 horas, nas últimas 24 horas, e não ter consumido bebida alcóolica nas últimas 12 horas. Os menores de 18 anos precisam da autorização de um responsável legal. As pessoas que já doaram sangue, em outras oportunidades, devem respeitar o prazo de intervalo estabelecido. As mulheres precisam aguardar 90 dias e os homens, 60 dias. Para o atendimento, é preciso apresentar um documento com foto recente (RG, Carteira de Trabalho ou CNH).