Jovens certificados em cursos oferecidos pela Prefeitura de Lauro de Freitas apostam em oportunidades no mercado de trabalho

Por: Rodrigo Castro
Terça, 30 de Novembro de 2021 às 17:05

Foto: Maína Diniz

Encontrar uma oportunidade no mercado de trabalho é o sonho de muitos jovens, e para os 87 alunos que receberam, na tarde desta terça-feira (30), em Lauro de Freitas, os certificados de cursos dos Programas Capacita Jovem e Jovem Empreendedor, oferecidos pela Prefeitura em parceria com as Faculdades UNIME e Cruzeiro do Sul, este sonho pode estar mais perto de se tornar realidade. Esta é a aposta de Bianca Lima Silva, de 17 anos.

“Foi muito bom o curso, tenho certeza que vou usar todas as técnicas que aprendi sobre como cuidar da estética, as tonalidades de pele e a base ideal para cada tipo, como fazer uma boa maquiagem, muita coisa bacana”, comemorou Bianca, exibindo orgulhosa o certificado do curso em saúde e estética do adolescente, da Faculdade Cruzeiro do Sul. O projeto é executado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC).

Em sua quinta edição, o Capacita Jovem já certificou mais de 207 alunos em diversos cursos. Desta vez a parceria da Prefeitura com a Unime, junto ao Núcleo de Apoio Contábil Fiscal (NAF) e Centro de Inovação, Negócios e o Empreendedorismo (Cine) da instituição, possibilitou a realização de dois cursos, um com conteúdo voltado ao empreendedorismo e o de cidadania digital, e garantiu muito aprendizado ao jovem Anderson Borges de Souza, de 19 anos, que também é atendido pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), da SEMDESC.

“Achei esta iniciativa muito importante, porque vai possibilitar que jovens como eu possam ingressar no mercado de trabalho, além de terem mais conhecimento sobre seus direitos”. No SCFV mantido pelo CRAS perto de onde mora, Anderson também faz dinâmicas sociais e familiares, aulas de futebol, dança, teatro, além de aprender sobre direitos de jovens e adolescentes.

Mais Cursos
De acordo com o secretário Tito Coelho, da SEMDESC, que participou da entrega dos certificados, no próximo ano novos cursos serão realizados como resultado da parceria da secretaria com instituições de ensino de Lauro de Freitas. O gestor da pasta também destacou a importância dos cursos para os jovens e suas famílias e reafirmou a relevância das parcerias do poder municipal com instituições privadas.

“O público que visamos formar é o que está dentro de nossa rede socioassistencial, por isso quero agradecer a equipe do SUAS e a todas as instituições parceiras, como a UNIME e a Cruzeiro do Sul, porque se todos nós fizermos um pouco a gente consegue o todo. Quem ganha com estas ações são estes jovens e suas famílias, que é para quem construímos estas políticas públicas que podem transformar realidades. Esta é a concepção da gestão municipal da qual fazemos parte”, declarou o secretário.