Lauro de Freitas conquista selo internacional MigraCidades 2022 por desenvolvimento de políticas migratórias

Por: Laerte Santana
Quinta, 19 de Janeiro de 2023 às 12:12

Em reconhecimento a gestão de políticas públicas migratórias, o município de Lauro de Freitas recebeu o selo MigraCidades 2022, concedido pela Organização Internacional para as Migrações (OIM), agência da ONU, juntamente com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A certificação considera o diagnóstico das políticas locais, definição e monitoramento de áreas consideradas prioritárias pelos governos para o desenvolvimento de ações.

Nesta última quarta-feira (18), representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania de Lauro de Freitas (SEMDESC) participaram da cerimônia de certificação de forma online. O titular da pasta, Tito Coelho, destaca a inserção do município nas atividades do MigraCidades, que tem como finalidade apoiar os municípios e estados no aprimoramento do acolhimento e integração das pessoas migrantes.

“Após um longo processo seletivo conseguimos essa aprovação, o que por certo, trará diversos benefícios para continuarmos desenvolvendo nosso trabalho no Centro de Referência e Apoio aos Imigrantes (CRAI), a exemplo de capacitação, com estrutura, dentre outros. A Prefeitura Municipal, através da Semdesc, tem avançado em todas as frentes, realizando um trabalho assertivo, eficiente e, por consequência, obtendo resultados para o povo”, relatou Tito.

O processo de certificação do selo cumpriu várias etapas, que avaliam boas práticas, ao longo do ano de 2022. Lauro de Freitas se destaca pela implantação do Centro de Referência e Apoio aos Imigrantes (CRAI), inaugurado em maio do ano passado. Pioneiro na região Nordeste, o equipamento disponibiliza atendimento social, jurídico, psicológico, além de outros encaminhamentos de políticas públicas, para mais de 400 imigrantes venezuelanos que estão refugiados no município.

Outras ações desenvolvidas pela gestão municipal para esse público-alvo são capacitações com foco na autonomia financeira. Na estrutura do CRAI já foram realizadas oficinas de produção de geladinhos gourmet, salgados, além de atividades recreativas para crianças e curso de português com foco no empreendedorismo desenvolvido por parcerias.

MigraCidades

Em sua terceira edição, o processo de certificação MigraCidades de 2022 contou com 67 governos locais de cinco regiões do Brasil. Ao todo, 11 Unidades da Federação e 56 municípios se engajaram no processo de aprimoramento da governança migratória local proposto.