Lauro de Freitas ganha biblioteca virtual com um acervo de mais de 19 mil títulos

Por: Laerte Santana
Sábado, 31 de Julho de 2021 às 15:03

“Miguilim olhou. Nem não podia acreditar! Tudo era uma claridade, tudo novo e lindo e diferente, as coisas, as árvores, as caras das pessoas”. O trecho que acabou de ler é do livro “Manuelzão e Miguilim”, escrito por Guimarães Rosa, e que está disponível na Biblioteca Virtual Professor Gildásio Vieira de Freitas. A plataforma, que conta com um acervo de 19.442 livros digitais, sendo 16.648 e-books e 2.794 audiolivros, foi lançada nesta sexta-feira (30), via transmissão pelo canal da Prefeitura de Lauro de Freitas no Youtube.

O lançamento da biblioteca virtual foi realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECULT), em parceria com o Programa Recode Bibliotecas e a Toca Livros, por meio da seleção de um edital de formação para bibliotecas, proposto pela administradora e educadora social Bárbara Calmon. O nome da biblioteca é uma homenagem ao historiador e servidor público de carreira da Prefeitura Municipal há mais de 30 anos, Gildásio Vieira de Freitas.

O benefício de ter acesso ao conhecimento de forma rápida e fácil foi destacado pelo vice-prefeito, Vidigal Cafezeiro. Já o secretário de Cultura e Turismo (SECULT), André Pereira, reforçou que a biblioteca virtual é mais uma forma de acesso à cultura e ao mundo literário. “A iniciativa de Bárbara é um presente para Lauro de Freitas. Não é só uma porta, mas uma avenida de conhecimento na palma da mão. Hoje vivemos mais com o celular do que qualquer outro objeto. Essa oportunidade de acesso é de suma importância”, disse André.

Lisonjeado, o professor Gildásio ponderou que não tinha ocasião melhor para o lançamento da biblioteca do que a semana do aniversário da cidade. “Me sinto honrado pela homenagem, porque minha vida sempre foi entre livros. Mas sem deixar de lado a importância das bibliotecas tradicionais, essa opção digital, com várias publicações, facilita pesquisas que podem ser feitas de casa, num espaço mais livre”, disse. O município de Lauro de Freitas completa 59 anos de emancipação neste sábado (31).

Saber que a plataforma digital está finalmente disponível é uma alegria imensa para Bárbara Calmon. “Desde 2019 quando meus filhos participaram de um curso na Estação Cidadania – PEC 3000 – eu vi que o espaço tinha um potencial e poderia receber cursos para jovens. Foi aí que vi o edital da Recode e inscrevi a Estação para participar. Veio a pandemia, mas continuamos lutando. Depois de muitos não, veio a plataforma, um espaço colaborativo para a comunidade”, relatou sobre a iniciativa.

O acervo da biblioteca virtual contém obras de literatura, ciência, infanto-juvenil, biografia, memórias, religião e espiritualidade, dentre outros. Para acessar os conteúdos disponíveis na plataforma é necessário fazer um cadastro. Tudo é bem simples e gratuito. Basta entrar no endereço https://biblioteca-prof-gildasio-vieira-de-freitas.tocalivros.com/  clicar na opção “Cadastre-se” e preencher o formulário. A partir disso, os livros já podem ser pegos emprestados. O aplicativo da biblioteca virtual também está disponível no site.