Lauro de Freitas ganhará um novo Fórum de justiça

Por: Aina Soledad
Sexta, 24 de Março de 2023 às 13:01

Lauro de Freitas ganhará um novo Fórum de justiça

Foto: Danilo Magalhães


O município de Lauro de Freitas ganhará um novo Fórum de Justiça. O espaço, que vai proporcionar mais conforto, segurança e acessibilidade aos munícipes, será implantado em um terreno no Centro da cidade, onde funcionava o antigo Retran. A novidade foi anunciada na tarde desta quinta-feira (23), em reunião realizada na sede do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), em Salvador, com a presença da prefeita Moema Gramacho; o vice, Vidigal Cafezeiro; o procurador geral do município, Kívio Dias; o presidente do TJ-BA, Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, entre outras autoridades. 

A gestora municipal ressaltou que a parceria com o TJ-BA vai proporcionar mais qualidade e conforto no atendimento, além de permitir a resolução de questões jurídicas em um só lugar. “Estreitar a parceria com o Tribunal de Justiça da Bahia é sempre muito importante. Nós entendemos a necessidade de ter um espaço que garanta o conforto, segurança e também a acessibilidade para todas as questões que tramitam dentro do processo de um fórum. Nós conseguimos em Lauro de Freitas, um espaço que agregue tudo isso num lugar só. É bom para o TJ, o município, o estado da Bahia e a população, que vai poder ter todos os seus problemas resolvidos em um só lugar como o Fórum”, contou a prefeita. 

Moema ainda rememorou que o novo equipamento é fruto de diversas tratativas e de esforço coletivo entre a gestão municipal e o TJ-BA. “É importante resgatar que essa questão vem sendo tratada há muitos anos. Quero agradecer e parabenizar a todos que contribuíram com este feito, aos ex-presidentes do tribunal que participaram ativamente de todo o processo, e também ao desembargador Castelo Branco, que oportuniza o fechamento das tratativas. É um grande presente para o nosso povo e também para todo o povo baiano. Obrigada pela parceria”, completou.

O procurador do município, Kívio Dias, destacou que o momento marca uma nova era no judiciário de Lauro de Freitas. “A cidade já dispõe de três grandes unidades que servem ao judiciário. Com essa unidade vamos conseguir dar mais conforto aos juízes, promotores, advogados e toda a população”, ressaltou.

Lauro de Freitas abriga 205 mil habitantes, ocupa o 6ª lugar entre as principais economias na Bahia e, na avaliação do procurador, já estava mais do que na hora de ganhar um espaço judiciário maior. “Digno à altura do nosso município. É um grande ganho, aproveito para parabenizar o presidente do tribunal de Justiça e todos aqueles que contribuíram para essa conquista”, agradeceu. 

A nova estrutura será instalada em terreno doado pela Prefeitura de Lauro de Freitas, que encaminhará um projeto de lei à Câmara Municipal da cidade para aprovação, conforme explicou Moema. “Ficou acordado que faremos um projeto de lei de doação, encaminharemos para a Câmara e, a partir da aprovação, será repassado tudo para o setor jurídico do Tribunal que dará sequência ao processo que depende do Tribunal e do Estado da Bahia para iniciar o processo de construção. Enquanto isso, eles continuarão usando os dois prédios que já utilizam”, contou.