Lauro de Freitas intensifica barreira sanitária para rastreio de casos da Covid-19 até quinta-feira (30)

Por: Giovanna Reyner
Segunda, 27 de Setembro de 2021 às 20:08

Para intensificar as medidas de controle da pandemia, a Secretaria Municipal de Saúde (SESA) de Lauro de Freitas intensifica, esta semana, a barreira sanitária para diagnosticar a Covid-19 no município. Os testes rápidos estarão disponíveis desta terça (28) até quinta-feira (30), nas 16 Unidades de Saúde da Família, das 8h às 16h.

Com apenas uma gota de sangue em até 15 minutos o diagnóstico para a doença é efetuado. Antes da testagem, as pessoas que procurarem os postos, terão a temperatura aferida e sintomas da Covid-19 verificados. Os casos positivos serão encaminhados para avaliação médica realizada no próprio local.

Idosos recebem dose de reforço

Com seus cabelos brancos e sorrisos largos, dona Rita Souza, de 90 anos, foi até o drive de vacinação do Ginásio de Esportes do Aracuí, em Lauro de Freitas, na manhã desta segunda-feira (27). Ela foi acompanhada da neta Tuane Rebouças, para tomar a dose de reforço contra a Covid-19, que confere maior proteção contra a doença. “Tenho seis meses certinho da segunda dose. Se tiver dez doses eu venho tomar. O importante é estar protegida”, afirmou a dona Rita.

Foto: Maína Diniz

Além dos idosos com 75 anos ou mais, que tomaram a 2ª dose há 6 meses, grávidas e puérperas também puderam tomar a primeira dose da vacina nesta segunda-feira. A aplicação das doses aconteceu em dois locais de vacinação – Ginásio de Esportes do Aracuí e Colégio Municipal Dois de Julho, na Itinga, das 8h às 12h.

“Nós sabemos que somos mais vulneráveis a Covid-19, por isso temos que tomar todos os cuidados e se é preciso tomar essa dose de reforço, estamos aqui para se proteger ainda mais”, disse seu Danilo Toaldo, de 90 anos.