Lauro de Freitas promove oficina de sabão com óleo usado para credenciados ao CRAS

Por: Iana Silva
Terça, 03 de Maio de 2022 às 16:04

Foto: Wandaick Costa

A Prefeitura de Lauro de Freitas, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC), promoveu na manhã desta terça-feira (03), uma oficina de sabão com óleo de cozinha reutilizado. A ação atendeu 23 pessoas credenciadas ao Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) Itinga II, contando com a parceria da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA). A aula aconteceu no auditório do CRAS Itinga, com entrega de materiais informativos e exposição do processo de produção.

A ação é mais uma iniciativa da gestão em prol da geração de renda e incentivo à empregabilidade. Anderson José Araújo, 37 anos, morador do Loteamento Chácara Taiti, foi um dos primeiros alunos a aprender a fazer sabão na prática. Ele se ofereceu para participar da produção, que demonstrava para a turma o passo a passo.

“Eu adorei esta oficina. Minha mãe já trabalha com produtos de limpeza, então eu vim para aprender novas técnicas. Vou passar pra ela e vou usar também. Uma importante ajuda na minha evolução profissional. Todas oficinas que tiverem, vou participar”, disse.

A facilitadora do curso, Larissa Caria, também enfatizou no decorrer do curso os impactos que os hábitos individuais podem gerar no meio ambiente.  Segundo ela, a cada litro de óleo jogado fora, mil litros de água são poluídos. “Além de ensinar a reutilizar o óleo, trouxemos importantes informações, que ajudam na conscientização ambiental. O óleo reutilizado ajuda nosso ecossistema. Os alunos saíram satisfeitos. A nossa ideia é multiplicar conhecimento”, comentou.

As atividades presenciais desenvolvidas pela Prefeitura estavam suspensas por conta da pandemia. Em fevereiro, as oficinas da SEMDESC retornaram, levando novos conhecimentos e serviços. “Esse é um evento que considero bastante importante. Durante a pandemia, enfrentamos muitas dificuldades. Então agora, com essa retomada, estamos ajudando muitas pessoas em situação de vulnerabilidade social, levando novas possibilidades de renda”, relatou Cremilda Sacramento, coordenadora do CRAS Itinga II.