Lauro de Freitas recebe hemóvel nesta quinta (22) e sexta-feira (23)

Por: Iana Silva
Terça, 20 de Setembro de 2022 às 10:10

Lauro de Freitas recebe hemóvel nesta quinta (22) e sexta-feira (23)

A unidade móvel da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) estará em Lauro de Freitas, nesta quinta (22) e sexta-feira (23). As doações de sangue poderão ser feitas na unidade, que estará ao lado da Regulação, no estacionamento da UNIME, das 08h às 16h30. A atividade foi organizada pelo Conselho Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SESA). Para doar, é preciso seguir alguns critérios, como pesar, no mínimo, 50 kg, ter entre 16 e 69 anos, e estar bem alimentado. É necessário apresentar um documento com foto recente (RG, Carteira de Trabalho ou CNH).

Os menores de 18 anos precisam da autorização de um responsável legal. As pessoas que já doaram sangue, em outras oportunidades, devem respeitar o prazo de intervalo estabelecido. As mulheres precisam aguardar 90 dias e os homens, 60 dias. É necessário também ter dormido, pelo menos, 6 horas, nas últimas 24 horas, e não ter consumido bebida alcoólica nas últimas 12 horas. As doações servem para suprir o estoque de sangue nos hospitais públicos do estado, que é utilizado em tratamentos, transfusões, procedimentos oncológicos e cirurgias.

O secretário de saúde, Augusto César Pereira, destaca que a doação é um ato de amor. “Se cada um fizer sua parte, podemos salvar mais vidas. Contamos com a participação de toda a população”, comentou.