Lauro de Freitas sediará o Programa Bahia Olímpica lançado nesta terça-feira (19)

Por: Iana Silva
Terça, 19 de Abril de 2022 às 16:04

Foto: Wandaick Costa

Mais um avanço no âmbito esportivo de Lauro de Freitas. Na manhã desta terça (19), foi lançado o Programa Bahia Olímpica, que busca formar atletas medalhistas de judô. O lançamento aconteceu no Hotel Intercity, com a presença dos 164 atletas selecionados, sendo 100 de comunidades de Lauro de Freitas e 64 do esporte de base. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria Especial do Esporte, Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SETREL) e da Federação Baiana de Judô (Febaju).

O programa atenderá alunos de diversas cidades, que fazem parte da rede municipal de ensino. Meninos e meninas, entre 12 e 19 anos, serão treinados para importantes competições de Judô. As aulas serão iniciadas na próxima terça-feira (26), no Ginásio Municipal de Esportes, localizado no centro da cidade. De acordo com o secretário da Setrel, Uilson Souza, o programa reforça Lauro de Freitas como a Cidade do Esporte.

“O município está avançando e irá sediar uma equipe de alto rendimento. Vamos preparar atletas de alto rendimento e formar medalhistas olímpicos. Nós somos a sede de um programa estadual que vai atender atletas da região metropolitana. É a gente, mais uma vez, consagrando Lauro de Freitas como a cidade do esporte na Bahia. Quem acredita no esporte como política pública, acredita no ser humano”, relatou o secretário.

Uma das atletas selecionadas foi Beatriz Silva, 16 anos, moradora da Lagoa dos Patos, que começou a treinar aos 8 anos de idade, através do projeto “Avança Judô”. Ela conta que sonha ser medalhista em grandes campeonatos, para representar Lauro de Freitas e a Bahia.

“Esse é um programa gratificante, que pode salvar a vida de muitas crianças. Ao logo da minha vida, venho treinando bastante. Acredito que esse programa vai fazer muitas crianças campeãs olímpicas de judô e vencedoras na vida. Pois o esporte também nos traz disciplina para a vida. Estou muito feliz com essa oportunidade”.

Além dos atletas, participaram do evento de lançamento do Programa, o presidente da Febaju, Marcelo Penelas França; o secretário da Setrel, Uilson Souza; a assessora da Sudesb, Susi Docio; o coordenador de educação esportiva, Álvaro Gonçalves de Oliveira Filho, e a deputada estadual Olívia Santana.