Lauro Folia: Além de muita alegria, a festa garante serviços de saúde, segurança e limpeza pública

Por: Iana Silva
Domingo, 19 de Fevereiro de 2023 às 14:02

Foto: Wandaick Costa

O Lauro Folia 2023 já começou e está levando muita alegria para os moradores e turistas que visitam a cidade. A festa foi oficialmente aberta na sexta-feira (17) e segue até o dia 22 de fevereiro, com o encerramento do tradicional arrastão cultural do bloco AfroBankoma.  Além da animação, muita organização e conforto estão marcando presença na folia.

A Prefeitura de Lauro de Freitas organizou o evento com integração das pastas municipais, garantindo os serviços essenciais de saúde, segurança e limpeza dos circuitos oficiais. Além da manutenção e apoio durante toda a festa, os agentes de limpeza da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SESP) estão realizando a varrição, logo cedo, das ruas percorridas pelos blocos carnavalescos e da Arena Duzinho Nery (Praça da Matriz). A Secretaria Municipal de Saúde (SESA) disponibilizou duas ambulâncias, que ficam no entorno da folia, para eventuais necessidades de emergência. As equipes de enfermagem fazem o atendimento de primeiros socorros, como avaliação de consciência, respiração e aferição de pressão arterial.  Os casos mais graves são encaminhados para o Pronto Atendimento Nelson Barros ou para o Hospital Geral Menandro de Faria.

No âmbito da segurança pública, cerca de 70 guardas municipais estão atuando na folia. O batalhão da 52° CIPM (Companhia Independente de Polícia) está com o efetivo ampliado para garantir a segurança das famílias nos circuitos do evento. A segurança conta também com o reforço de Policiais Militares da 32° CIPM/ Pojuca todos os dias. Outro aspecto positivo, são os postos montados pela Secretaria Municipal de Segurança Pública (SMSP), com a distribuição de pulseiras de identificação das crianças e documentos achados e perdidos.

O coordenador executivo da pasta, Juraci Alves, explica que ao terminar a festa, os documentos serão mantidos na sede da secretaria por 15 dias, e caso não sejam retirados pelos donos neste período, serão encaminhados para a Polícia Civil. “Além do reforço, com a guarda municipal marcando presença no circuito, diariamente, pensamos em prestar esses serviços para ampliar a segurança dos foliões. A identificação é feita aqui mesmo na sede da secretaria, onde também prestamos todas as informações necessárias. Nosso intuito é estar cada vez mais próximo do cidadão, fazendo um carnaval seguro, com muita alegria e paz”, comentou.