Lauro sem Fome: 500 famílias assistidas pelos CRAS recebem cestas básicas de alimentos

Por: Iana Silva
Quinta, 16 de Fevereiro de 2023 às 13:01

Foto: Maína Diniz

Durante esse mês de fevereiro, 500 famílias, acompanhadas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Lauro de Freitas receberam cestas básicas de alimentos. A entrega foi realizada por etapas, contemplando assistidas dos equipamentos de Itinga, Portão, Vila Praiana, Caji e Areia Branca.  A ação foi encerrada na manhã desta quinta-feira (16), com mais entregas na Associação de Areia Branca. O benefício faz parte do Projeto Lauro sem Fome, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (Semdesc), com ações em prol da segurança alimentar e nutricional de famílias em situação de vulnerabilidade social.

As cestas são compostas por 18 itens básicos, tais como arroz, feijão, açúcar, farinha, café, macarrão, biscoito, margarina, soja, leite, óleo e cuscuz. Jeane dos Santos, 32 anos, moradora do bairro de Areia Branca, é mãe de 4 filhos e está atualmente desempregada. Essa já é a terceira vez que ela recebe a cesta para complementar a alimentação da família. “É uma ajuda muito bem-vinda. Tenho 3 bebês e 1 menina de 7 anos, então preciso oferecer refeições boas para que eles cresçam fortes e saudáveis. Não estou trabalhando no momento e tudo no mercado está muito caro.  Então quando essas ajudas chegam, é só alegria”, comentou.

A distribuição das cestas ocorre a cada três meses, após uma avaliação realizada por nutricionistas e assistentes sociais. De acordo com Daniel Lopes, diretor do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (DESAN) da Semdesc, através do diagnóstico de insegurança alimentar, é possível verificar as famílias que estão mais vulneráveis. “Entre os critérios analisados estão a renda familiar, a frequência alimentar, a quantidade de pessoas, etc. Tem famílias que realmente não têm nada. Então essa é uma ajuda que faz toda a diferença. Iniciar o ano de 2023 olhando para a população, é muito importante. Tenho certeza que teremos um ano muito positivo, com outras ações que beneficiem o nosso povo”, relatou.