Levante do Rio Joanes é tema de Live Aula na próxima terça-feira (07), em Lauro de Freitas

Por: Iana Silva
Sexta, 03 de Março de 2023 às 09:09

A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Políticas Afirmativas, Direitos Humanos e Promoção da Igualdade Racial (Sepadhir) e da Superintendência de Políticas de Promoção da Igualdade Racial de Lauro de Freitas (Suppir), está organizando uma live aula sobre o Levante do Rio Joanes, que completou 209 anos em fevereiro. O encontro será na próxima terça-feira (07), às 19 horas, no Instagram da Sepadhir (@sepadhirlf), contando com a participação de Rosângela Accioly (Pedagoga com habilitação em Educação Infantil), Gildásio Freitas (Historiador e professor), Tássio Cardoso (Historiador e Filósofo) e Adilton Roque (Sociólogo e Superintendente da Suppir).

A live será aberta para toda a população, com foco nos professores de história que atuam nas redes municipal e estadual de ensino. A ideia seria realizar um encontro presencial, mas a gestora da Sepadhir, Deize Marize Santana, explica que o ano letivo ainda está em sua fase inicial, dificultando uma maior mobilização dos alunos. “O debate virtual foi o caminho que encontramos para não deixar de resgatar um marco tão importante para a nossa cidade. Falar do Levante é antes de tudo se reportar às revoltas populares promovidas por negros e negras que desafiaram o sistema escravocrata em vigência. É a negação da história oficial que busca retratar os negros como servis "adaptados" ao modelo escravagista. É preciso reconhecer o passado, para manter a história viva e pensarmos novos projetos que garantam os direitos da população”, comentou.

Levante do Rio Joanes

O Levante do Rio Joanes ocorreu em 28 de fevereiro de 1814 e ficou conhecido, historicamente, como o Levante de 1814. Aconteceu na Freguesia de Santo Amaro de Ipitanga, às margens do rio Joanes, atual município de Lauro de Freitas. A batalha sangrenta foi marcada por escravos que lutaram pela liberdade e pela religião. Antecede a Revolta dos Malês, em 1835, e a um ciclo de mobilizações que culminaram na abolição da escravatura.