'LGBTQIA+ em Ação' movimenta manhã dos moradores do bairro de Itinga com ações de saúde e cidadania

Por: Laerte Santana
Quinta, 25 de Agosto de 2022 às 13:01

'LGBTQIA+ em Ação' movimenta manhã dos moradores do bairro de Itinga com ações  de saúde e cidadania

Foto: Rafael Magno

“Eu vim para fazer o cadastro do CadÚnico, porque em outros lugares estão sempre cheios. Aí com a ação aqui aproveitei para realizar os testes rápidos de ISTs e o exame de vista. É muito bom a oferta desses serviços aqui. Se tivessem mais eu aproveitaria todos”. Foi o que disse a moradora de Itinga Gildete Reis durante a atividade “LGBTQIA+ em Ação”, promovido pelo Coletivo de Lésbicas, Bissexuais, Gays, Travestis e Transexuais de Itinga (CLBG), em parceria com a Prefeitura de Lauro de Freitas, nesta quinta-feira (25).

Na ação realizada na Administração Regional de Itinga (AR), profissionais passaram toda a manhã também disponibilizando os serviços de atendimento de RH, ID Jovem, Cartão SUS e atendimento jurídico, além do CadÚnico, exame de vista, testes rápidos e distribuição de preservativos na unidade móvel do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).

A transexual Clara Mota foi outra pessoa que aproveitou os serviços do CTA e o exame de vista. “Eu também vim para buscar orientações sobre vagas de emprego no atendimento de RH. Eu super aprovo essas ações que demonstram cuidados com a comunidade LGBTQIA+. Amanhã ainda irei participar do recital e também da parada cultural”, ponderou.

Na programação da Semana do Orgulho LGBTQIA+ de Itinga 2022 ainda será realizado a “Noite de Recital e Poesia LGBTQIA+”, além da palestra “Combate às fake news, intolerância religiosa e as violências contra a comunidade LGBTQIA+, na Escola Municipal Dois de Julho, a partir das 18h. No sábado (27) ocorre o “Mini Torneio Veterano em alusão ao Dia da Visibilidade Lésbica”, na Escola Municipal Dois de Julho, às 7h.

A presidente do coletivo CLBG, Joselia dos Santos, destaca que a culminância da semana de atividades será de festividade com a V Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Itinga. “A concentração da parada será na Praça do Terraplac. Teremos apresentações de transformistas e de grupos culturais de dança, além dos shows das bandas Patrulha do Sasmba e João Barreto. Convidamos a todos e todas a participar das nossas ações”, finalizou.