Maio Amarelo: profissionais do transporte escolar de Lauro de Freitas participam de formação com foco na segurança

Por: Laerte Santana
Quarta, 11 de Maio de 2022 às 15:03

Foto: Maína Diniz

Motoristas e monitores que realizam o transporte escolar dos estudantes da rede municipal de Lauro de Freitas participaram, nesta quarta-feira (11), de uma formação voltada às determinações das leis de trânsito, responsabilidade social e segurança de crianças e adolescentes. No encontro para instruções, que ocorreu na Escola Dois de Julho, em Itinga, os profissionais ainda contaram com uma palestra psicopedagógica sobre ética e relacionamento interpessoal.

As instruções para o aprimoramento do trabalho dos profissionais foram promovidas pela Coordenação de Formação não Docente da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com o Departamento de Educação para o Trânsito da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (Settop), como parte da programação da campanha Maio Amarelo. O público-alvo foi composto por 12 motoristas e 24 monitores, como informou Terezinha Barros, coordenadora de Formação não Docente.

No tocante à legislação de trânsito, o professor e agente da Settop, Anderson Clayton, orientou os profissionais sobre normas de circulação e sinais, além de técnicas de percepção de riscos, como o exemplo da direção defensiva. “O propósito da formação é atualizar as informações das leis de trânsito, reforçar os protocolos de segurança, como o uso do cinto, não falar ao celular enquanto dirige, e o cuidado com as crianças no embarque e desembarque”, pontuou.

Wesley Souza faz parte do grupo de fiscalização da Semed e destacou que a formação é necessária para manter o setor de transporte escolar sempre atualizado. “A fiscalização atua no polo geral da educação municipal de Lauro de Freitas, verificando se os transportes estão com os monitores, se há presença de caronas, o que é proibido, e na identificação dos estudantes. Também orientamos os motoristas para verificarem as condições mecânicas dos transportes diariamente”, contou.

Programação

A programação do Maio Amarelo vai contar ainda com blitz educativa, em vários pontos da cidade, no dia 13, orientações e encaminhamento para Passe Livre Municipal, no Centro de Reabilitação - CER / UNIME, das 08h às 12h, nos dias 13, 17 e 18, e no Centro de Atenção Psicossocial –CAPS II, mesmo horário, no dia 20. Está na programação ainda palestra sobre direção defensiva, na Faculdade Uninassau, dia 28 às 08h.