Maio antimanicomial promove lazer, relaxamento e autocuidado aos assistidos dos CAPS de Lauro de Freitas na quarta-feira (17)

Por: Giovanna Reyner
Segunda, 15 de Maio de 2023 às 09:09

Ginástica laboral, dança, música e técnicas de relaxamento estarão à disposição dos usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) na próxima quarta-feira (17). A iniciativa será realizada em stands montados na Praça da Matriz, em Lauro de Freitas, das 8h às 12h, em alusão ao Maio Antimanicomial, movimento que reforça no município, a luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental.

De acordo com coordenadora de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde (SESA), Daniele Almeida, a ideia é unir os assistidos dos três equipamentos - CAPS Adolescente e Infantil, Álcool e drogas e CAPS II Eduardo Alves de Araújo - para uma manhã de relaxamento, lazer e autocuidado. “Esse ano nós estamos abordando o mote “liberdade é melhor cuidado”. Além de participar dos serviços de saúde, os usuários também irão expor os materiais e as confecções artísticas que eles produzem nas unidades”, explicou.

Atualmente os três equipamentos atendem a mais de oito mil pessoas mensalmente. Os CAPS oferecem terapias individuais, familiares e em grupo, consultas médicas e psicológicas, orientação familiar, dispensação de medicamentos e atendimento domiciliar. Os agendamentos das consultas são realizados por demanda espontânea nas próprias unidades.