Mais creches e unidades habitacionais foram as principais solicitações apresentadas na primeira audiência do PPA

Por: Rodrigo Castro
Quarta, 09 de Junho de 2021 às 15:03

Foto: Danilo Magalhães

O aumento no número de creches e de unidades habitacionais populares foram as principais demandas apresentadas pela população de Lauro de Freitas na primeira audiência pública do Plano Plurianual 2022-2025, realizada na noite desta terça-feira (08) pelo canal da Prefeitura no Youtube.  A audiência tratou dos temas da saúde, educação, social e habitação,

Realizado online para evitar aglomerações, como medida de proteção para evitar a proliferação do novo coronavírus, a audiência contou com a participação de representantes das secretarias relacionadas aos temas debatidos e da prefeita Moema Gramacho, que em resposta a solicitações apresentadas, anunciou ações e projetos que serão executados nos próximos meses, ou que já estão em execução pela gestão municipal.

“Com os recursos do FUNDEF estamos climatizando todas as escolas do município e com licitações em curso para construção de novas creches no Jardim Castelhão e Lagoa dos Patos, e três complexos educacionais nos Bairros do Quingoma, Vida Nova e um terceiro para atender o Centro da cidade. Também estamos adquirindo tablets para os alunos da nossa rede, para que eles possam acompanhar melhor as aulas remotas que estão sendo transmitidas pela TV Kirimurê”, anunciou a prefeita.

A importância da ampliação do número de creches no município foi ressaltada pelo jovem Rafael Henrique, um dos participantes da audiência.  “Um dos grandes gargalos do Brasil é a educação infantil, por isso proponho o debate em torno do plano municipal de educação em todas as audiências do PPA, principalmente no que diz respeito a uma meta específica, a universalização do acesso à educação infantil para crianças de 4 e 5 anos, precisamos avançar nessa política pública.”

A ampliação nas políticas habitacionais também foi uma demanda recorrente durante a audiência. Em 2019, foi entregue no município o Residencial Santo Amaro de Ipitanga, com 890 apartamentos do Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV). De acordo com a prefeita Moema Gramacho, já estão prontas desde o ano de 2018 mais 500 unidades do MCMV do Residencial Jardim Tropical. A entrega das unidades, no entanto, só pode ser realizada após autorização do Governo Federal.

Novo Nelson Barros

A prefeita Moema Gramacho anunciou ainda uma parceria entre a UNIME e a gestão municipal. O Pronto Atendimento Nelson Barros passará a funcionar nas instalações da universidade. Além da mudança para um espaço físico mais bem estruturado, a parceria também vai ampliar os serviços do PA, que passará a oferecer novos exames diagnósticos e atendimento ambulatorial em mais de doze especialidades médicas. Após a mudança, o local onde hoje funciona o PA, no Centro da cidade, passará a contar com três equipes de Saúde da Família.

As sugestões apresentadas na audiência desta terça-feira (8), vão compor o Plano Plurianual (PPA) 2022-2025, um instrumento de planejamento das principais realizações da administração para os próximos quatro anos. Demandas também podem ser apresentadas pela população por meio do site www.laurodefreitas.ba.gov.br. A segunda audiência do PPA será realizada no próximo dia 15/06 e receberá solicitações nas áreas da infraestrutura, limpeza urbana, saneamento e meio ambiente.

Para o secretário municipal da Fazenda, Luiz Cláudio Guimarães, a participação da população é muito importante. “A construção do PPA com a participação popular é muito importante, para que possamos ter nossas visões de prioridade estabelecidas. Neste PPA estamos consolidando o que foi apresentado no Programa de Governo, que também foi participativo, o que é uma marca dessa gestão, construída de forma participativa, ouvindo os moradores e construindo as políticas públicas a partir das prioridades apontadas pelo povo.”