Mais de 22 mil votaram para escolher gestores das escolas da rede municipal

Segunda, 12 de Dezembro de 2022 às 10:10

Mais de 22 mil votaram para escolher gestores das escolas da rede municipal

Foto: Wandaick Costa

As eleições para escolha dos gestores das unidades de ensino da rede municipal de Lauro de Freitas tiveram participação de quase 23 mil eleitores da comunidade escolar, entre estudantes acima de 10 anos habilitados a votar, pais e profissionais da educação.

Organizado pela coordenação de Gestão Escolar e Monitoramento de Qualidade do Ensino da Secretaria Municipal de Educação de Lauro de Freitas (SEMED), a consulta pública foi realizada no último dia 30 em todas as escolas da rede, com exceção das creches.

Estiveram aptos a concorrer aos cargos 275 candidatos aprovados no Curso de Formação de Gestores realizado pela SEMED, condição prevista na nova Lei do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação.

No total, a consulta pública contou com 71 chapas inscritas validadas, em meio às quais 60 unidades de ensino não tiveram disputas entre chapas concorrentes, enquanto outras 11 escolas protagonizaram concorrência entre grupos.

Titular da SEMED, a secretária Vânia Galvão ressaltou a importância da gestão democrática que incluiu a comunidade escolar no processo de escolha dos gestores. A chefe da pasta municipal destacou, ainda, o trabalho das equipes do órgão na organização do pleito.

“Apesar de prevista na lei do Fundeb, que estipula a necessidade da formação dos gestores, com avaliação de desempenho e mérito, a gestão democrática é uma marca da administração municipal, que, com isso, abre espaço para que a comunidade seja ouvida ”, frisou Galvão.