Momentos de lazer e diversão marcam Projeto Cidade Brincante em Itinga

Por: Aina Soledad
Quinta, 02 de Dezembro de 2021 às 11:11

Momentos de lazer e diversão marcam Projeto Cidade Brincante em Itinga

Foto: Lucas Lins


Música, alegria e diversão. Assim foi a manhã dos alunos do 6º ano da Escola Municipal Olavina Calazans, na Itinga, contemplados com oficina da 2ª edição do Projeto Cidade Brincante na Escola, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), nesta quinta-feira (02). A atividade, que une arte, cultura e educação, tem como finalidade fortalecer o acolhimento dos alunos no período da volta às aulas.

Ao som da banda Bago de Jazz, a estudante Maria Eduarda Alves, de 12 anos, se divertia com a oficina. A menina contou que adorou a manhã diferente ao lado das amigas da escola, que também recebeu a presença do palhaço Chiquinho. “Eu achei muito bom. Espero que tenha mais vezes. Eu estou adorando as músicas e o palhaço é muito animado”. 

Quem também estava animada com as atividades foi a diretora da unidade, Vera Shirlei Ferreira. A gestora argumentou que iniciativas assim contribuem para a integração da turma e incentivam a participação dos estudantes na aula. “É muito importante para a inclusão na escola e também para evitar a evasão escolar. Nós, enquanto educadores, temos a missão de resgatar essas crianças e incentivá-las a vir à escola”. 

O projeto também colabora com os processos de educação dos estudantes ao trazer a dimensão do lúdico, segundo Idaci Ferreira, coordenadora de projetos especiais do Cidade Educadora da Semed. “É uma estratégia para atrair e integrar a comunidade escolar. É uma realização de extrema importância, principalmente nesse retorno das atividades por causa da pandemia”, contou. 

Esta foi a antepenúltima unidade escolar beneficiada com as atividades do programa que ocorre com o apoio do Departamento de Arte-educação, Cultura e Esporte da Semed. As próximas atividades acontecerão até o dia 09 de dezembro, nas escolas Marisa Ipitanga e Dom Avelar. Já foram beneficiadas Lagoa dos Patos, Vila Nova de Portão e Capiarara.