Moradores aprovam funcionamento do posto descentralizado da Regulação na USF Chafariz

Por: Laerte Santana
Terça, 31 de Janeiro de 2023 às 13:01

Moradores aprovam funcionamento do posto descentralizado da Regulação na USF Chafariz

Foto: Wandaick Costa


Em funcionamento há uma semana, o oitavo posto descentralizado da Central de Regulação de Lauro de Freitas, implantado na Unidade de Saúde da Família Chafariz, tem agradado moradores de localidades que fazem parte da cobertura de atenção básica da unidade. O posto de serviço de agendamento de consultas e exames funciona no mesmo horário da Central, das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira.

A moradora de Vila Praiana, Eurides Santos, chegou cedo na unidade de saúde para agendar um exame de ultrassom mamária e consulta com neurologista. “Eu posso dizer que gostei muito, só o horário de atendimento que eu não sabia que começava às oito horas e por isso cheguei bem mais cedo. Mas é muito bom ter esse ponto aqui, facilita para todo mundo, né”, disse.

Para marcar consultas ou exames é necessário que o paciente esteja munido de documento de identificação oficial com foto, cartão SUS e a requisição médica com a indicação do procedimento. Juciene Bonfim conseguiu agendar para ela e o marido exames doppler. “Para mim está mais que aprovado terem colocado esse posto da regulação aqui, porque é um avanço para todos que precisam do SUS”, destacou a moradora de Lagoa dos Patos.

Na primeira semana de funcionamento, o posto descentralizado da USF Chafariz atendeu mais de 200 pacientes, como afirma o coordenador da Unidade Anderson Reis. “A implantação do posto regulador aqui na unidade básica representa mais acesso à saúde para a população. Era uma demanda muito solicitada pelos moradores da região e que agora está sendo atendida com muito empenho”, frisou.

Além da USF Chafariz, o serviço de regulação descentralizada funciona nas seguintes Unidades de Saúde da Família: Parque São Paulo, Jardim Independência, Espaço Cidadão e São Judas Tadeu (Itinga), Irmã Dulce (Portão), Vida Nova/Caji (Vida Nova) e Padre João Abel (Jambeiro).