Música, animação, artesanato e comidas típicas marcam os festejos juninos em Areia Branca

Por: Aina Soledad
Domingo, 19 de Junho de 2022 às 11:11

Foto: Danilo Magalhães

Forró, alegria e muita animação marcaram o segundo dia dos festejos juninos de Areia Branca, em Lauro de Freitas, na noite deste sábado (18). Uma multidão lotou a Praça da Mangueira para se divertir ao som de Luar do Sertão, Lincoln, Jô Santê e Tchello Araújo. Os festejos no bairro seguem até este domingo (19).

Uma festa para a família. Assim resumiu a autônoma Silene Oliveira, de 38 anos, ao se referir ao evento. Ela aproveitou a noite festiva ao lado do marido, da irmã e da filha, a pequena Fernanda Oliveira, de 8 anos, que se caracterizou de caipira para curtir os festejos juninos da localidade. “Aqui é um lugar onde todo mundo se conhece e se diverte junto, esse é um momento bacana de esquecer os problemas e aproveitar em família”, contou Silene.

E não foi só a família da autônoma que aproveitou a comemoração antecipada. Por todo lado, crianças, jovens e adultos aproveitavam o São João de Areia Branca. Essa característica também foi observada pelo secretário municipal de Cultura e Turismo (Secult), André Pereira. “Sucesso total! As famílias estão gostando muito, temos uma repercussão muito positiva de uma festa tranquila onde todo mundo se diverte. Para nós, isso é de extrema importância, principalmente após dois anos sem os tradicionais festejos e nesse momento que marca a retomada das atividades econômicas”, frisou.

O momento também representa uma oportunidade para divulgar os pequenos negócios e movimentar a economia local. A Praça da Mangueira, além de muita música e diversão, ainda abriga uma feira com mais de dez expositores, do próprio bairro, que comercializam artesanato e comidas típicas. Na avaliação de Leide Gonçalves, uma das comerciantes do espaço, ocupar esse lugar representa valorizar os produtos, serviços e profissionais de Areia Branca. “Essa é a nossa chance de mostrar aos nossos vizinhos, a nossa comunidade, o nosso trabalho, a nossa arte. É também momento de ressaltar que aqui tem um pouquinho de tudo e que é importante valorizar o que é produzido aqui”, contou a artesã.

A agitação na comunidade segue até domingo (19). O último dia de festa será marcado pelo Arrastão Cultural do Bloco Chapéu de Palha, comandado por César Sampaio e participações. A concentração está prevista para às16h, em frente ao Condomínio Viver Salvador. Vale à pena conferir!

Para proporcionar uma melhor experiência à população, as comemorações de Areia Branca contam com organização de trânsito da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (SETTOP), de limpeza da Secretaria de Serviços Públicos (SESP), de atendimento emergencial com ambulância da Secretária de Saúde (SESA), além da segurança da Polícia Militar e Guarda Municipal. Equipes dos setores de Direitos Humanos e Poder Judiciário também acompanham a realização.