Novembro Negro: representantes de comunidades tradicionais realizam Alvorada e Amarração dos Ojás nesta sexta-feira (26)

Por: Laerte Santana
Quarta, 24 de Novembro de 2021 às 19:07

Símbolo de resistência, afirmação e sagrado, a Alvorada dos Ojás, ato de amarração de tecidos brancos em árvores, será realizada nesta sexta-feira (26), a partir das 16h, na Praça da Matriz, no Centro de Lauro de Freitas. O ritual que reverência orixás, parte da programação do Novembro Negro, é também uma forma de os povos de comunidades tradicionais pedirem paz, amor, tolerância e respeito as religiões de matriz africana.

A Alvorada e Amarração dos Ojás ainda refletem a afirmação de existência dos adeptos do Candomblé no município. Em Lauro de Freitas existem mais de 400 terreiros registrados e mais de 80% da sua população é afrodescendente. Após a realização do evento tradicional, quem caminhar pelo Centro da cidade vai perceber que árvores locais estão adornadas com tecidos brancos, os Ojás, em sinal de consciência a pluralidade territorial.

Novembro Negro

O tema central das celebrações e atividades do Novembro Negro em Lauro de Freitas aborda neste ano “Territórios de Identidades: Resistência Ancestral”. Na programação do mês ainda será realizada, nesta quinta-feira (25), uma roda de capoeira com momento cultural, a partir das 18h, na Praça da Matriz, no Centro.

A agenda especial segue com a Exposição de Moda da Estética Negra, no sábado (27), das 8h às 12h, na Ocupação Recanto da Vitória. No dia 29, será a vez do pré-lançamento do livro "Denegrir Educação e Relações Raciais'', através de live no canal da Prefeitura de Lauro de Freitas no YouTube, às 19h.

Já no dia 30 será realizada uma Confraternização de Baianas de Acarajé, além do Lançamento da Cartilha do Centro de Referência Mãe Mirinha de Portão, às 18h, no Auditório Abdias do Nascimento, no Centro de Referência Mãe Mirinha de Portão.