Obra de reversão transforma completamente vida de moradores da Lagoa da Base

Por: Laerte Santana
Sexta, 10 de Março de 2023 às 14:02

Obra de reversão transforma completamente vida de moradores da Lagoa da Base

Foto: Rafael Magno


Uma lagoa que parecia mais com um esgoto a céu aberto, hoje, é uma das áreas de lazer de maior impacto social e visual do município de Lauro de Freitas. A Lagoa da Base, no Centro da cidade, está completamente urbanizada. A transformação não foi apenas na nascente, mas na vida de todos os moradores locais, como a do senhor Francisco de Jesus que já não sofre mais com alagamentos em sua residência.

“Era só chover que aqui alagava tudo. A lagoa era puro mato, tinha mau cheiro e muito lixo dentro. Eu achava que ia morrer e não iria ver essa obra pronta. Meus amigos criticavam que eu morava dentro do esgoto e falavam para eu sair daqui, mas agora eu estou no céu. Antes eu andava na praia, agora eu faço meus exercícios aqui, dou 25 voltas no entorno da lagoa. A minha vida transformou”, relatou Francisco, 72 anos, morador há 20 anos da localidade. 

O maior problema enfrentado pelos moradores da Lagoa da Base era o alagamento nos períodos de chuva. Com a obra de reversão executada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER), que consistiu na alteração do curso do rio e urbanização do entorno, a realidade, agora, é apenas de sono tranquilo, como afirmou seu Francisco. “O batente da porta eu fiz para proteger das águas da chuva, porque invadia tudo. Mas já estou planejando derrubar, porque não precisa mais e até dificulta minha locomoção”, completou. 


A Prefeitura de Lauro de Freitas acompanhou todos os processos de requalificação da lagoa e do entorno. No local, também foi construído uma estação de tratamento da Embasa, para captar o esgoto das residências que antes era despejado na lagoa. A área de lazer ainda recebeu parque infantil, quiosques, bancos, mesas de jogos, equipamentos esportivos, pavimentação e paisagismo. 

Segundo Cíntia Nunes, outra moradora, o sentido de convivência comunitária ganhou dimensão. “Antes as pessoas perdiam tudo com os alagamentos, os móveis, os alimentos, a água batia na cintura, o povo ficava desesperado. Aqui era só esgoto, odor forte, mosquito, rato, cobra. Hoje a gente olha e vê essa maravilha. Eu nunca imaginei que ficaria assim, com lugar para as crianças brincarem, praticarem esportes, e com segurança perto de casa. Essa obra mudou a minha vida e a da minha família”, disse Cíntia, 45 anos, emocionada. 

Uma ponte metálica no meio da lagoa facilita o acesso dos moradores de um lado para o outro. Virou o cartão postal da Lagoa Base, símbolo da convivência comunitária, passarela para Cíntia, filha de Francisco.