Obras de requalificação urbana avançam pela Avenida Beira Rio em Lauro de Freitas

Por: Laerte Santana
Terça, 30 de Maio de 2023 às 14:02

Foto: Raphael Muller

As mudanças urbanas na Avenida Beira Rio, no Centro de Lauro de Freitas, indicam para quem passa na localidade que a via tem passado por uma ampla requalificação. As obras, que iniciaram no final do mês de janeiro deste ano e fazem parte da Macrodrenagem do Rio Ipitanga, estão avançadas. O trabalho de melhoria é executado pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER), com o acompanhamento da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra).

O projeto de requalificação da Avenida Beira Rio contempla obras de urbanização, como a revitalização da calçada e ciclovia, recomposição da camada de asfalto e iluminação pública, que iniciam da rotatória em frente ao Ginásio Municipal de Esportes até a ponte na entrada do Parque Shopping Bahia. O leito do rio passa por intervenções de desassoreamento, para aumento da seção hidráulica, e contenções de trechos específicos nas margens esquerda e direita do Rio Ipitanga.

De acordo com o relatório de obras do Consórcio Ipitanga, até esta sexta-feira (30), a dragagem do leito do rio para o desassoreamento está com 70% de execução. As contenções tiveram um avanço geral de 16,79%. Já a urbanização do lado direito está com 23% de obras concluídas e o lado esquerdo deve começar em breve. Além de transformar o visual urbano, a requalificação da via foca na redução de alagamentos e na melhoria do fluxo de trânsito da região.

Macrodrenagem Rio Ipitanga

O maior investimento em obras de prevenção às chuvas, em Lauro de Freitas, é a Macrodrenagem do Rio Ipitanga e Joanes e afluentes, onde o Governo do Estado constrói seis reservatórios de amortecimento, nove canais e realiza o desassoreamento da calha do Ipitanga.