'Operação Beleza': Procon Lauro de Freitas fiscaliza 30 centros de cosméticos

Por: Iana Silva
Sexta, 26 de Agosto de 2022 às 14:02

'Operação Beleza': Procon Lauro de Freitas fiscaliza 30 centros de cosméticos

Foto: Maína Diniz


A Unidade de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Lauro de Freitas realizou uma intensa fiscalização nas lojas e centros de cosméticos localizados na cidade. Através da “Operação Beleza”, as equipes visitaram 30 estabelecimentos que comercializam maquiagens, shampoos, hidratantes, máscaras faciais, esmaltes, entre outros produtos de estética e cuidados. A operação foi iniciada no dia 22 e foi encerrada nesta sexta-feira(26), identificando irregularidades em prazo de validade e ausência de precificação em alguns itens expostos para a venda.

A ação busca averiguar a correta informação nos rótulos e qualidade dos produtos, para que o consumidor não seja lesado. O agente de fiscalização, Neiviton Neves, explica que a Operação não registrou muitas ocorrências, devido às orientações que são feitas constantemente na cidade. Ele reforça a importância de fiscalizar para que o comércio no segmento de beleza seja feito com segurança. “Muitos desses produtos podem ser nocivos aos olhos, à pele ou couro cabeludo. Então, além de verificar precificação e condições, analisamos todos outros aspectos, no intuito de prevenir qualquer tipo de dano à saúde do consumidor”, disse. 



Os produtos que são recolhidos pelas equipes do Procon devem ser descartados, dentro do prazo recomendado, e em empresas adequadas para não prejudicar o meio ambiente. “Quando identificamos produtos em condições inadequadas, retiramos o produto da prateleira e solicitamos que o comerciante nos envie fotos, comprovando o descarte em empresas adequadas. Por se tratar de produtos químicos, não podem ser descartados em qualquer lugar”, comentou Samuel Brito, agente de fiscalização. 

Caso o consumidor se sinta lesado em qualquer centro comercial de Lauro de Freitas, deve procurar o Procon e fazer sua denúncia, através do telefone: (71)3288-8919 e nos seguintes e-mails: atendimentoprocon@laurodefreitas.ba.gov.br ou   denunciaprocon@laurodefreitas.ba.gov.br