Operação Black Friday autua dois estabelecimentos comerciais em Lauro de Freitas

Por: Aina Soledad
Sábado, 27 de Novembro de 2021 às 10:10

Operação Black Friday autua dois estabelecimentos comerciais em Lauro de Freitas

Foto: Maína Diniz


Agentes do Procon de Lauro de Freitas realizaram, nesta sexta-feira (26), a segunda fase da Operação Black Friday 2021. A ação, que teve como intuito analisar a veracidade dos descontos oferecidos durante o evento promocional, resultou na autuação de uma loja de cama, mesa e banho, na Estrada do Côco, e outra de grande varejo no Centro, por irregularidades nos valores de alguns produtos. A vistoria percorreu mais de 20 estabelecimentos comerciais de eletrodomésticos do município.

As empresas em não-conformidade foram notificadas e terão até dez dias para apresentar a defesa. Logo após ocorre o julgamento, em que será definido se o estabelecimento será penalizado com multa ou advertência. Cabe recurso da decisão.

A primeira fase da análise ocorreu entre os dias 05 e 12, segundo o diretor de fiscalização do órgão, Gabriel Alcoforado. O gestor explicou que a operação aconteceu para evitar que o consumidor seja lesado. “Viemos aqui anteriormente para verificar os valores de itens como smartphones, ar-condicionado, fogão, refrigerador e outros. Hoje conferimos se esses produtos realmente estão com descontos referentes a Black Friday”, contou. O foco da operação são lojas de eletrodomésticos, por concentrar maior número de consumidores e produtos.  

A Black Friday surgiu nos Estados Unidos. O dia é marcado pelo início da temporada de compras natalinas e ocorre após o Dia de Ação de Graças, sendo celebrado tradicionalmente na quarta-feira do mês de novembro. No Brasil, a data ocorre sempre na última sexta-feira de novembro.   

Aprovação do consumidor 

Quem foi às lojas para comprar com desconto aprovou a iniciativa do Procon. O administrador Marcos Augusto Gonçalves, 43, contou que a ação dá mais segurança na hora de aproveitar a temporada de ofertas. “O bom é que garante que realmente estamos comprando por um valor menor. Ninguém merece ser enganado, né?”, disse.

Já a dona de casa Salete Salves, 36, que estava em busca de um ventilador, parabenizou o trabalho. “Mostra que estão preocupados com o consumidor, na rua, fiscalizando para que as promessas de descontos sejam realmente cumpridas. Estão de parabéns”, comentou.