Operação Chuva 2023: equipe técnica do Cemaden realiza manutenção preventiva dos pluviômetros de Lauro de Freitas

Por: Laerte Santana
Sexta, 26 de Maio de 2023 às 15:03

Operação Chuva 2023: equipe técnica do Cemaden realiza manutenção preventiva dos pluviômetros de Lauro de Freitas

Foto: Maína Diniz


Ao lado da Defesa Civil de Lauro de Freitas, a equipe técnica do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) iniciou, nesta sexta-feira (26), a manutenção preventiva dos seis pluviômetros automáticos que estão instalados estrategicamente em bairros do município. O trabalho de verificação do funcionamento dos aparelhos meteorológicos, que servem para coletar e medir a quantidade de precipitação líquida durante determinado tempo, faz parte das ações da Operação Chuva 2023. 

A equipe realizou a manutenção e revisão completa dos pluviômetros instalados na Escola Municipal de Cadetes Mirins Euzébia Brito da Cruz, no bairro de Portão, e na Escola Municipal de Vida Nova, em Vida Nova. Na vistoria técnica de cada aparelho foi feita a limpeza dos componentes, troca de peças danificadas, atualização do sistema de calibragem e coleta de dados. 

Como explica o técnico eletrônico Vitor Gama, a equipe do Cemaden realiza a manutenção dos pluviômetros anualmente ou quando há necessidade de verificação. “O monitoramento do funcionamento dos aparelhos é feito mensalmente pela Defesa Civil, além da nossa manutenção. Aqui fazemos a verificação preditiva, para antecipar possíveis defeitos, a preventiva, para controle geral, e a corretiva, com os reparos necessários”, explicou.  

De acordo com o agente de proteção da Defesa Civil de Lauro de Freitas, Antônio Luis, o serviço de manutenção terá sequência na próxima semana. “Temos seis pluviômetros no município, distribuídos nos bairros de Portão, Vida Nova, Vila Praiana, Itinga, Jambeiro e Areia Branca, além de uma estação hidrológica. A previsão é que até a próxima quarta-feira devemos concluir as manutenções”, relatou.