Operação Cidade Limpa: Prefeitura recolhe mais de 574 toneladas de resíduos das ruas

Por: Giovanna Reyner
Sexta, 17 de Março de 2023 às 15:03

Foto: Wandaick Costa

A Operação Cidade Limpa retirou das ruas de Lauro de Freitas 574 toneladas de resíduos que foram descartados de forma irregular, contabilizando 82 caçambas de entulho e 43 caminhões de resíduos verdes. O mutirão, realizado pela Prefeitura por meio da Secretaria de Serviços Públicos (SESP), iniciou nesta sexta-feira (17) e vai acontecer duas vezes na semana em todos os bairros do município.

De acordo com o secretário da SESP, Anderson Pinheiro, o descarte de resíduos como podas, entulhos ou restos de móveis em Lauro de Freitas pode ser realizado de forma regular na Central de Podas e Entulhos no Quingoma ou no Ecoponto, na localidade do Miragem, em Buraquinho. “É importante que as pessoas se conscientizem para que possamos manter a cidade limpa e com as vias acessíveis”, disse.

Anderson relata que há localidades que a limpeza é feita pela manhã e na tarde do mesmo dia novos resíduos são lançados. “Além do problema com o descarte irregular dos entulhos, há ainda pessoas que colocam o lixo residencial fora do horário da coleta”, frisou lembrando que a coleta do lixo residencial é realizada diariamente na cidade toda nos períodos da manhã e à noite durante todos os dias da semana nas principais vias.

Mais de 50 servidores da SESP estão envolvidos na Operação Cidade Limpa e um esquema de remanejamento da frota que conta com nove carros de limpeza, motocicletas, equipes de varrição, roçagem e poda. Neste primeiro dia as equipes iniciaram pelo bairro de Ipitanga, Vila Praiana, Centro, Portão, Vida Nova, Vilas do Atlântico e Buraquinho.

População aprova iniciativa

Móveis, restos de obras e muito coco seco atrapalham o acesso à barbearia de Tiago dos Santos localizada na Vila Praiana. O empreendedor conta que o descarte irregular é realizado com frequência pela população. “A SESP vem e retira pela manhã e no final do dia já está com volume de lixo de novo e isso me atrapalha demais, caiu muito o movimento da barbearia desde que este problema começou a acontecer com frequência”, relata.

Ao lado da barbearia, o restaurante de Shirley dos Santos também sofre os impactos ocasionados pelo lixo. “Quem quer comer sentindo mal cheiro ou tendo uma paisagem desagradável? Aqui temos essa pracinha, mas foi tomada pela falta de educação e mal costume de quem faz isso”, conta.

Lei proíbe descarte

Desde 2018, a Lei municipal 1.742 estabelece que o descarte de resíduos da construção civil, podas e outros descartes em vias públicas é proibido em Lauro de Freitas. “O flagrante acarreta penalidades ao cidadão que descumprir a lei e pode ser punido com multa que varia de R$156 e R$ 890”, informa o coordenador da SESP, Antônio Abreu.

Durante a Operação, o morador da região de Vila Mar em Vila Praiana, Edelson de Oliveira, foi flagrado pelas equipes da SESP descartando resíduos em Ipitanga. Ele foi autuado e tem até dez dias para recorrer da decisão. “Mesmo errado, eu reconheço que esse trabalho de fiscalização é muito importante e deve acontecer sempre. Sugiro que seja colocado um ecoponto aqui na região do Centro para facilitar o descarte regular dessa região”, frisou.