Operação Cidade Limpa: Settop recolhe carros abandonados no Centro de Lauro de Freitas

Por: Laerte Santana
Quarta, 11 de Agosto de 2021 às 17:05

Foto: Maína Diniz

Dois veículos abandonados foram recolhidos no Centro de Lauro de Freitas pela Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (Settop), nesta terça-feira (11). As remoções fazem parte da Operação Cidade Limpa, uma ação continuada da Settop. Um guincho conduziu as sucatas para o pátio de bens apreendidos, localizado no bairro do Caji.

Os veículos removidos possuem características de abandono, como pneus arriados, falta de placa de identificação, portas abertas, ferrugens e outros. Segundo Smith Neto, superintendente de Trânsito, o trabalho da Operação Cidade Limpa é realizado a partir das observações dos agentes de trânsito nas vias públicas e por meio de denúncias da população.

Ainda de acordo com Smith, a remoção de carros abandonados contribui para a saúde e segurança pública, além do meio ambiente. “O recolhimento de carros sucatas não só melhora o fluxo de trânsito, como impede que o veículo se torne, por exemplo, um criadouro do mosquito Aedes aegypti, com o acúmulo de água parada, ou que esse carro abandonado venha a poluir o solo devido ao derramamento de óleo ou combustível”, ressaltou.

O prazo de permanência de veículos em estado de deterioração e sem identificação no pátio de remoção é de 90 dias. Após esse período o veículo pode ser leiloado ou encaminhado para descarte. Em caso de carros recolhidos com identificação, o proprietário tem o prazo de 60 dias para reivindicar, com pagamentos de multas.

Operação

Somente no ano passado mais de 60 veículos abandonados foram recolhidos pela Settop no município. O Centro Integrado de Mobilidade Urbana (CIMU) recebe denúncias através do telefone 156 ou pelo 3369-3710.

Ocorrências de trânsito ainda podem ser registradas na página da Settop (www.laurodefreitas.ba.gov.br/settop/registro.php), por meio do site oficial da Prefeitura de Lauro de Freitas.