Operação Força-tarefa reforça fiscalização nas vias públicas de Lauro de Freitas

Por: Iana Silva
Quinta, 12 de Maio de 2022 às 17:05

Foto: Natanael Kiss

Na noite desta quarta-feira (11) foi realizada mais uma Operação Força-tarefa, com foco na fiscalização e segurança pública do município de Lauro de Freitas. A ação está sendo realizada pela 52ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), em conjunto com a Prefeitura Municipal, 81ª CIPM, RONDESP da Região Metropolitana de Salvador (RMS) e Polícia Civil. Durante a Operação, estão sendo realizadas rondas ostensivas preventivas, abordagens a veículos e pessoas, para evitar assaltos na região.

A Operação nesta quarta resultou em 78 pessoas abordadas, duas conduções à Delegacia de Polícia, dois flagrante delito, um veículo recuperado, uma réplica de arma apreendida, 20 estabelecimentos abordados, uma fiscalização no entorno de cinco instituições de ensino, uma mediação de conflito, entre outras ocorrências. Para o secretário de Trânsito, Transporte e Ordem Pública, Smith Neto, que também comanda a Força-tarefa, a Operação é fundamental para reforçar a segurança no município.

“A nossa gestão é comprometida e preocupada com a administração das práticas e manutenção da ordem pública municipal. Embora a competência da segurança seja do Estado, estamos sempre dispostos a ajudar e apoiar todas as ações que prezam pela paz em nossa cidade. Temos também o Centro Integrado de Mobilidade Urbana (CIMU), que ajuda muito nesse sentido, recebendo denúncias, com o plantão 24h”, relatou.

A Operação seguirá atuando com a prevenção da criminalidade na cidade. Para denúncias, o cidadão pode entrar em contato através da Polícia Militar (190) ou do Centro Integrado de Mobilidade Urbana, através do: 156/ 3369-3710 ou 3379-4843.

Operação Lauro em Paz

A Operação intitulada de “Lauro em Paz” foi iniciada pela Polícia Militar no dia 13 de abril, contando com o reforço de policiais cedidos pelo Comando Regional Metropolitano e com efetivo da 52ª CIPM, Batalhão de Polícia de Choque, Esquadrão de Motociclistas Águias e Rondesp (RMS). Nesse período, foram registradas 47 conduções à Delegacia, 12 veículos recuperados, oito armas de fogo apreendidas, além das abordagens constantes em bares, restaurantes, entre outros estabelecimentos.

De acordo com o major Everton Monteiro, a Operação foi mobilizada após uma série de assaltos que começaram a acontecer em estabelecimentos de Vilas do Atlântico, criando um clima de instabilidade.

“Nosso efetivo começou a atuar, intensificando o policiamento durante dia e noite, dando respostas à sociedade. O policiamento está intenso, com respostas imediatas, como o caso do assalto no restaurante Casa de Palha, ocorrido na última terça, em que já prendemos uma parte da quadrilha, que vinha fazendo assaltos constantes em Salvador e na RMS. Eles agora estão à disposição da Justiça”, disse.

A Operação “Lauro em Paz” também conta com palestras educativas nas escolas públicas e particulares da cidade. Diálogos em que os policiais passam orientações e dicas de segurança para os professores, alunos e pais, colaborando para combater o crime e novas situações de vulnerabilidade.

Lauro de Freitas tem forte presença das polícias. Além das sedes do Comando Metropolitano e do Batalhão de Choque, o município conta com duas Companhias de Polícia Militar, três Delegacias de Polícia Civil, Base Comunitária da PM, Ronda Maria da Penha e Guarda Municipal.