Outubro Rosa: USFs de Lauro de Freitas seguem com ações de prevenção ao câncer de mama

Por: Iana Silva
Quarta, 19 de Outubro de 2022 às 13:01

Outubro Rosa: USFs de Lauro de Freitas seguem com ações de prevenção ao câncer de mama

Foto: Maína Diniz


As 16 Unidades de Saúde da Família (USF) de Lauro de Freitas seguem atuando de forma conjunta na prevenção e alerta sobre o câncer de mama. Em apoio à campanha do Outubro Rosa, as unidades estão promovendo uma programação diversificada para as mulheres com idade entre 50 e 69 anos de idade. Além das consultas médicas e encaminhamento para exames de mamografia anual, as pacientes serão contempladas com a realização de testes rápidos, exames, palestras com especialistas, atendimento psicológico, cuidados com a saúde bucal, orientações nutricionais, entre outras atividades.

Na Unidade de Saúde Israel Moreira, localizada no bairro da Itinga, além das atividades de saúde, foi oferecido, nesta quarta-feira (19), um café da manhã especial, palestras e entrega de brindes para as mulheres que estavam na sala de espera do equipamento. Rosimeire Santana, 44 anos, aproveitou a oportunidade, enquanto aguardava seu atendimento com o ginecologista. “Eu estou achando essas atividades maravilhosas, porque cuida da gente e nos orienta. Perdi meu pai e minha tia, por conta do câncer, então sei o quanto é importante prevenir. Essa doença é muito silenciosa e perigosa. Temos que ficar atentos”, comentou.

A psicóloga Lívia Maria dos Santos foi uma das palestrantes que levou informações para as mulheres acerca do câncer de mama. Ela pontuou a importância da mulher com diagnóstico positivo também fazer a sua parte, não resistir e encarar de frente o tratamento. “A Unidade de Saúde é uma porta de entrada, onde nós fazemos os atendimentos e encaminhamentos, quando necessário. Aqui é o princípio da integralidade. Então falei sobre a importância da mulher se olhar internamente. Atuamos na psicoeducação, orientando sobre os locais adequados para tratamento e lembrando que a doença tem cura. Nosso intuito, além de acolher, é psicoeducar as mulheres que sofrem emocionalmente”, relatou.



Durante todo o mês de outubro, o município deve contemplar cerca de 20 mulheres, por dia, com exames de mamografia. As interessadas devem solicitar agendamento em uma USF, munidas de documento com foto, comprovante de residência e Cartão do SUS. Os exames estão sendo realizados no Complexo Municipal de Saúde da Itinga e em clínicas credenciadas do SUS, que fazem parte da programação do Outubro Rosa. O secretário de saúde, Augusto César Pereira, destaca que os cuidados com a saúde da mulher é feito durante todo o ano no município, mas neste período, há um reforço para alertar sobre a necessidade da prevenção. 

“Desde o início do ano, nós já estamos fazendo essa campanha de prevenção ao câncer de mama, onde ofertamos, em parceria com o Governo do Estado, cerca de 2 mil mamografias para as mulheres do município. Agora, mais uma vez, estamos apoiando a campanha nacional, fazendo esse chamamento, para que todas as mulheres tenham o cuidado adequado e evitem o avanço da doença. Quanto mais cedo descobre, maior a chance de cura”, relatou.
 

Acesse AQUI e confira a programação completa das próximas atividades realizadas nas USFs