PA Santo Amaro de Ipitanga, em Lauro de Freitas, registra mais de 600 atendimentos na primeira semana de 2022

Por: Giovanna Reyner
Segunda, 10 de Janeiro de 2022 às 18:06

PA Santo Amaro de Ipitanga, em Lauro de Freitas, registra mais de 600 atendimentos na primeira semana de 2022

Foto: Lucas Lins


Na primeira semana de 2022, o Pronto Atendimento Santo Amaro de Ipitanga (PASAI) em Lauro de Freitas atendeu 640 pacientes com sintomas relacionados a síndromes gripais e respiratórias. O número reacende o alerta no município que, de acordo com o boletim epidemiológico emitido neste domingo (09), tem 12 pessoas internadas com diagnóstico positivo para a doença. O município computa 524 mortes causadas pela Covid-19 desde o início da pandemia.

O diretor médico do PASAI, João Leandro Rocha, conta que o equipamento atende pessoas acima de 12 anos com registro de internação em todas as faixas etárias. No último sábado (08), por exemplo, o paciente mais novo internado na unidade tinha 19 anos e o mais velho 71 anos. “Apesar da maior parte dos pacientes estarem vacinados com as duas ou três doses, há casos em que é necessária a internação. Os sintomas vão de casos leves a casos mais graves, com insuficiência respiratória aguda”, explica.

O médico informa que nos últimos dias o PASAI registrou em um único dia de funcionamento 250 atendimentos, um recorde desde o início da pandemia. “A unidade opera atualmente com os leitos ocupados em sua capacidade máxima, realizando diariamente uma média de três transferências para unidades hospitalares de suporte avançado”, pontuou.

A dona de casa Tânia Andrade veio ao PASAI acompanhar o filho Márcio Santos, de 20 anos. Desde a semana passada o jovem apresenta sintomas como febre, diarreia e tosse constante. "Tomei as três doses da vacina, por isso acredito que os sintomas estão mais leves. A Covid-19 é muito contagiosa, peguei mesmo com todos os cuidados", contou.

O casal de namorados Ramon Santos, 25 anos, e Alessandra Barbosa, 23 anos, apresentam sintomas semelhantes. "Além da coriza, febre e dores no corpo, no nosso local de trabalho muitas pessoas positivaram, por isso viemos fazer o teste hoje", falou Alessandra. Ela e o namorado tomaram as três doses da vacina contra a doença.

O procedimento padrão da unidade é iniciado assim que o paciente conclui a ficha de atendimento, com a triagem dos casos realizada por profissionais de saúde. Atualmente o tempo médio de espera para atendimento é de três horas. A unidade oferece exames de raio X, testes com swab para detectar a presença do coronavírus no organismo e eletrocardiograma.



Enfrentamento a pandemia continua

Diante da quantidade de casos de síndromes gripais e respiratórias causadas tanto pelo coronavírus quanto pelo H3N2, o secretário municipal de Saúde, Augusto César Pereira declarou nesta segunda-feira (10), o reforço das ações para o enfrentamento a pandemia da covid-19 e surto de gripe. “Estamos montando uma força tarefa com nossas equipes de médicos, enfermeiros e técnicos para promover em todos os bairros as barreiras sanitárias com objetivo de identificar os focos da doença e direcionar os casos positivos para a quarentena, evitando desta forma novos contaminados. Estaremos nas ruas nos próximos dias para fazer esse trabalho preventivo”, falou.

Vacina salva vidas

Em Lauro de Freitas, mais de 172 mil pessoas com idade acima de 12 anos já tomaram ao menos uma dose da vacina que protege contra formas agravadas da Covid-19. As pessoas com idade entre 30 a 39 anos estão entre as que mais se vacinaram na cidade com o registro de mais de 35 mil pessoas com a 1ª dose. Já entre os que receberam as duas doses estão 137.107 mil pessoas e mais de 40 mil pessoas tomaram a dose de reforço ou 3ª dose.