Parceria com Ongs leva programa às escolas municipais de Lauro de Freitas para discutir uso precoce de álcool

Por: ASCOM - SEMED
Quinta, 27 de Outubro de 2022 às 14:02

Foto: ASCOM / SEMED

Sensibilizar os adolescentes sobre os riscos do consumo precoce de bebidas alcoólicas é uma das propostas do programa Na Real, que tem levado às escolas da rede municipal de Lauro de Freitas atividades teatrais, lúdicas e interativas para discutir o tema.

Nesta quinta-feira (27), foi a vez da Escola Municipal Pedro Paranhos, em Portão, receber o programa, que deverá ser levado a mais 16 unidades de ensino da rede, com o objetivo de alcançar cerca de 9.500 estudantes do nível fundamental II, na faixa dos 12 aos 17 anos.

Para a titular da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Vânia Galvão, abordar o assunto de maneira suave ajuda os estudantes a internalizar os riscos do uso de bebidas. “É uma fase em que o cérebro está em formação, motivo pelo qual cientistas apontam que o consumo de álcool prejudica o desenvolvimento cognitivo”, avalia.

As atividades são realizadas nas escolas por mediadores do programa, que exibem conteúdos temáticos em uma plataforma on-line para provocar o debate. Há, ainda, a peça teatral que aborda as consequências nas vidas de três adolescentes que fazem uso precoce de álcool.

A iniciativa de levar o programa para as escolas é fruto de uma parceria da Coordenação de Educomunicação da SEMED com o Instituto Diageo, o Instituto Aliança, a Afeto (Educação Comunicação e Juventudes) e a CIPÓ – Comunicação Interativa.

“Essa parceria é importante para trazer uma discussão tão relevante sobre saúde na escola, de forma leve, interativa e lúdica, a respeito do acesso dos adolescentes a drogas lícitas, como o álcool”, avalia a diretora de Educomunicação, Gabriella Santana.