Parceria da Prefeitura com iniciativa privada leva reflexão sobre abuso de drogas para trabalhadores da construção civil

Por: Giovanna Reyner
Segunda, 22 de Novembro de 2021 às 17:05

Parceria da Prefeitura com iniciativa privada leva reflexão sobre abuso de drogas para trabalhadores da construção civil

Foto: Maína Diniz


Prevenção, tratamento e problemas para saúde física e mental acarretados pelo uso de substâncias psicoativas foram alguns dos assuntos abordados durante palestra ministrada, na manhã desta segunda-feira (22), pela Superintendência de Prevenção e Combate às Drogas da Prefeitura de Lauro de Freitas para colaboradores da empresa Zopone.

A ação integra a programação Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat), promovida pela iniciativa privada com o apoio da Prefeitura. Durante quase duas horas, experiências foram trocadas de forma leve e descontraída no intuito de construir conhecimento com várias perspectivas de enfrentamento do problema. A palestra foi conduzida pelo especialista em gestão em Política de Segurança Pública e Privada, Jefferson Costa.

O coordenador regional da Zopone, Marco Antônio Carvalho, relata que recentemente um funcionário da empresa perdeu a vida ao dirigir após ter consumido álcool. “Queremos chamar a atenção para o problema e fazer com que nossos colaboradores levem os conhecimentos adquiridos nas palestras para dentro de seus lares, porque os familiares também podem estar passando por algo assim”, disse.

Carvalho avalia a parceria com a Prefeitura como positiva e acredita que o objetivo em trabalhar a prevenção é alcançado com diálogo. “O assunto tem que ser discutido. Qualquer um de nós está suscetível a passar por isso e falar sem tabus é importante”, completou.

“Esse momento é importante porque nos leva a uma reflexão que envolve nossas vidas e também nossas famílias. Então se nós estivermos bem todos estarão bem, porém se acontecer como este colega que perdeu a vida, a nossa família sofre. Então é importante trazer essa conscientização”, disse Ana Amélia Souza, assistente administrativa da empresa.

O superintendente José Paulo Silva de Souza, explica que a estratégia em debater os assuntos relacionados ao álcool e drogas tem sido intensificada pela Prefeitura em espaços mais próximos da comunidade como Centro de Atenção Psicossocial (Caps), associações de moradores, empresas, terreiros e escolas. “Atualmente recebemos a chamada de muitas empresas no município para abordarmos tecnicamente este assunto. O objetivo é trazer a reflexão e estimular uma vida saudável”, falou.