Perfil do Município

Lauro de Freitas é a porta de entrada do Litoral Norte da Bahia, banhada nas águas de belíssimas praias como: Ipitanga, Vilas do Atlântico e Buraquinho, onde o Rio Joanes encontra com as águas do mar. Na cidade não faltam opções de lazer e serviços para os turistas, podemos encontrar no comércio local, bons restaurantes e hotéis que somados as belezas naturais que a cidade possui a torna um atrativo destino para milhares de pessoas todos os anos.

O cenário é um convite ao incentivo à prática esportiva que é referência para toda a Bahia ao lado do turismo cultural e religioso como um dos maiores atrativos para os visitantes.  Em todas as épocas do ano, são comuns os campeonatos de surfe, windsurfe, vôlei de praia futebol de areia, vela, skateboarding, karatê, tênis de mesa, judô, luta livre e mergulho.

A pesca também é forte na região já que a cidade, principalmente nos rios Joanes e Ipitanga que banham a cidade. As praias possuem águas calmas e são navegáveis para embarcações de pequeno porte e excelentes para a prática de esportes náuticos.

Considerado um dos grandes centros de investimento do estado, o município que pertence a região metropolitana de Salvador, se destaca mais uma vez e comemora mais um prêmio de destaque nacional no ano de 2015, depois de ser eleita a Melhor Cidade do Brasil para se Viver, pelo anuário da revista “Istoé” denominada “As Melhores Cidades do Brasil”, agora a cidade se destaca ficando em segundo lugar no Estado da Bahia em estudo inédito publicado na edição de 28 de outubro de 2015 da Revista Exame que divulga: "As Melhores Cidades do Brasil para Fazer Negócios".

A Cidade
Município da Região Metropolitana de Salvador emancipado em 31 de julho de 1962. Possui área de quase 60Km² e  população de 171.042 habitantes (IBGE, 2012).

Bairros
O município de Lauro de Freitas é dividido em zonas para fins de planejamento urbano. A Prefeitura está trabalhando para promover a divisão da cidade por bairros e, assim, gerar CEPS para cada localidade. Os bairros mais conhecidos são:

Itinga – Com mais de 70 mil habitantes, mais da metade da população do município, está localizado a 5 km do Centro de Lauro de Freitas.
Portão – É o segundo em população, separado do Centro apenas pela Estrada do Coco.
Vilas do Atlântico – Foi um dos primeiros condomínios de luxo, construído para abrigar a classe média.
Areia Branca – O distrito mais distante, a 30 km do Centro, é o que mais preserva costumes de uma área rural.
Cají-Picuaia – Área de expansão habitacional.
Centro – Abriga a sede da Prefeitura de Lauro de Freitas e a Igreja da Matriz.
Ipitanga – Conhecido pela praia de Ipitanga, que faz divisa com Salvador, e atrai diversos turistas.

Limites territoriais:
Norte: Camaçari e Simões Filho
Sul: Salvador
Leste: Oceano Atlântico
Oeste: Salvador

Clima:
Clima: quente úmido
Precipitação média anual: 1800 mm
Temperatura média anual: 24º
Altitude média: 100 metros
Período chuvoso: abril e junho
CEP: 42.700-000
DDD: 71

Relevo:
Tabuleiros, planaltos costeiros, baixos tabuleiros e colinas do Recôncavo.

Tipo de Solo:
Latossolo vermelho amarelo distrófico, podzólico vermelho amarelo, com predominância de areias quartzozas marinhas distróficas.

Vegetação:
Na cobertura vegetal da orla marítima coqueirais de solo arenoso. Distingue-se dunas recobertas por plantas rasteiras, arbustos e semi-arbustos.

Hidrografia:
Bacia do Rio Joanes e Rio Ipitanga. O Ipitanga corta a cidade desaguando no Joanes e no Oceano Atlântico. O município tem córregos e outros dois rios, Sapato e Goró, ambos em acelerado processo de deterioração.