Política de Segurança Alimentar de Lauro de Freitas garante refeição saudável durante todo o ano para milhares de pessoas

Por: Aina Soledad
Sexta, 24 de Dezembro de 2021 às 10:10

Foto: Maína Diniz

Em um ano marcado pela pandemia que impulsionou desigualdades sociais em todo o mundo, Lauro de Freitas se destaca por garantir segurança alimentar das pessoas em situação de vulnerabilidade ou baixa renda. Sede de importantes equipamentos de assistência social, somente o Restaurante Popular, instalado no Centro da cidade há 13 anos, serviu 412.400 refeições a baixo custo, de janeiro a novembro de 2021, e mais de seis milhões e oitocentas mil desde a sua inauguração, segundo dados do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (DESAN), vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC).

Em Lauro de Freitas, os munícipes contam também com a Cozinha Comunitária de Itinga que, durante este ano, ofertou 33.162 almoços e 44 mil cafés da manhã. Para melhor atender, ainda este ano, o número de refeições foi ampliado para suprir a demanda observada e o número de almoços aumentou de 200 para 250 refeições diárias.

Já o Banco de Alimentos, situado ao lado do Restaurante Popular, arrecadou mais de 61 mil quilos de alimentos, com 33.400 pessoas beneficiadas. O equipamento distribuiu 5.630 cestas básicas. A expectativa do Banco para o próximo ano é planejar a aquisição de um veículo apropriado, tipo caminhão baú, para melhor atender as demandas de captação e doação de alimentos, de acordo com o diretor do Desan, Claudio de Lima.

Em paralelo, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), atual Programa Alimenta Brasil, foi responsável por doar 47.350 itens de hortifruti, 1.380 kits hortifrutis para famílias, com mais de 8.200 famílias atendidas. Claudio contou que a pretensão é atender a um número maior de beneficiários para auxiliar na complementação alimentar e na garantia do direito humano à alimentação adequada.

“Para 2022 está prevista uma busca ativa para captar agricultores do Município de Lauro de Freitas para incluir mais produtores no PAA (Alimenta Brasil)”, explicou.

A Cozinha Comunitária de Portão, que tem como foco beneficiários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), distribuiu 1.338 kits alimentação para o mesmo número de famílias. A iniciativa foi adotada por causa da pandemia, que restringiu as atividades presenciais, para que os assistidos não ficassem sem o suporte alimentar do equipamento.

Planos para 2022

No Restaurante Popular, com a regressão da pandemia, a pretensão do Desan é intensificar ações de Educação Alimentar e Nutricional e montar uma cozinha experimental para beneficiar um número maior de pessoas, além de um ampliar o número de oficinas com o intuito de incentivar mudanças de hábitos alimentares e promover a geração de renda.

Na Cozinha Comunitária de Itinga, a expectativa é planejar o aumento da arrecadação de alimentos para aumentar a doação, ampliar o número de entidades cadastradas no programa e, por fim, atender a um número maior de beneficiários.

Entre os planos para o PAA está a busca por mais recursos financeiros para a aquisição de alimentos através do programa e atender a um número maior de beneficiários promovendo a complementação alimentar e a garantia do direito humano à alimentação adequada.

Na Cozinha Comunitária de Portão, o plano é retomar as atividades e iniciar a produção e distribuição de refeições na Cozinha Comunitária de Portão. Está prevista reforma do local e de equipamentos de cozinha industrial.

Educação Alimentar

O Restaurante Popular também realiza atividades de Educação Alimentar e Nutricional, por meio da equipe do Centro de Referência de Segurança Alimentar e Nutricional (CRESAN), que retornou com as ações presenciais de forma gradual em julho e realizou 40 atividades com 874 participantes, sendo eles: beneficiários do RP, da Cozinha Comunitária de Itinga, de Unidades de Saúde, dos CRAS, público do Serviço de Convivência e fortalecimento de vínculos, frequentadores do Projeto Feira Livre e outros.