Praças Martiniano Maia e João Thiago dos Santos, no Centro de Lauro de Freitas, vão receber obras de requalificação

Por: Laerte Santana
Quarta, 13 de Julho de 2022 às 15:03

Praças Martiniano Maia e João Thiago dos Santos, no Centro de Lauro de Freitas, vão receber obras de requalificação

Foto: Wandaick Costa


As praças Martiniano Maia e João Thiago dos Santos, localizadas no Centro de Lauro de Freitas, passarão por intervenções de requalificação. Nesta quarta-feira (13), a Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEINFRA) apresentou, para comerciantes que atuam nas áreas de lazer, o projeto de melhorias dos equipamentos. As obras vão começar a partir da próxima semana. 

“O investimento para as melhorias é fruto de emenda parlamentar do deputado Joseildo Ramos, em torno de R$ 490 mil. É uma obra que consiste em requalificar pontos que estão danificados, além da instalação de três banheiros, masculino, feminino e PNE, que não existia aqui na Martiniano, bem como melhorar a acessibilidade, a iluminação em LED e a colocação de parque infantil. Na Praça João Thiago vamos recuperar parte do piso e bancos, e também melhorar a acessibilidade”, relatou Roque Fagundes, secretário da Seinfra. 

As melhorias que constam no projeto de requalificação da Praça Martiniano Maia são: revitalização das barracas, plantio de grama, construção de caminhos de concreto, instalação de pergolados e bancos, pintura da área do palco e circulação, construção de três banheiros, reparação do caminho de piso intertravado, iluminação em LED e acessibilidade. 

Na Praça João Thiago dos Santos, conhecida popularmente como Praça da Matriz, as intervenções vão recuperar trechos de piso e bancos danificados, revitalizar a pintura dos pergolados e dos arcos, assim como realizar o plantio de grama nos taludes, revisar o telhado dos quiosques e assentar com revestimento de cerâmica a área da fonte. As obras serão iniciadas pela Praça Martiniano Maia. 

Dona de uma barraca de lanches na Martiniano Maia, Zilda Santana aprovou a apresentação do projeto. “Toda melhoria é boa e a gente sempre espera que as mudanças sejam positivas”, disse. Além da requalificação das praças, o Centro da cidade passa por intervenções de revitalização geral, juntamente com a obra de esgotamento sanitário e o recapeamento asfáltico das ruas que está sendo licitado pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder).

A equipe técnica do setor social da Seinfra realizou o mapeamento com fotos dos comércios existentes nas praças, para averiguação da situação atual da parte física, bem como a identificação da realidade socioeconômica. O cadastro social e o aviso de início das obras ainda serão feitos pela a equipe, em todos os estabelecimentos das praças e no entorno, nesta semana.