Prefeita de Lauro de Freitas explica sorteio do Minha Casa, Minha Vida para representantes do Movimento de Moradia

Por: Aina Soledad
Sábado, 20 de Novembro de 2021 às 20:08

Foto: Lucas Lins

A prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, se reuniu com representantes do Movimento de Moradia, na manhã deste sábado (20), para esclarecer o processo de sorteio dos apartamentos do Residencial Morada Tropical, empreendimento do Programa Minha Casa, Minha Vida - MCMV, realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Sedur), no último dia 12 de novembro. O encontro foi realizado no auditório da Escola Municipal Jacira Fernandes Mendes, no Parque São Paulo.

A gestora explicou que o empreendimento foi vinculado à obra de macrodrenagem do Rio Ipitanga e da Lagoa da Base. “As 275 famílias oriundas dessa demanda da obra precisam sair desses locais para a realização das intervenções. As outras 225 unidades, das 500 totais, a Caixa Econômica e a Sedur do estado, seguindo a portaria, colocaram para sorteio”, explicou. Desse número, 3% foram reservados para idosos e deficientes.

Até amanhã (domingo), às 14h, os convocados sorteados e os beneficiários do cadastro reserva poderão entregar a documentação para se habilitarem a uma unidade. A lista com os  nomes e informações sobre a documentação necessária, está disponível no site da Prefeitura de Lauro de Freitas, no link: (https://tinyurl.com/2a7utuek).

A prefeita relembrou aos presentes que a sua luta para garantir moradia digna aos laurofreitenses cadastrados do CadÚnico é antiga. Mais de 10 mil unidades habitacionais contratadas desde 2005, durante os governos dos presidentes Lula e Dilma Rousseff, já foram entregues no município.

As obras do Morada Tropical, inclusive, concluídas há mais de um ano, foram executadas com recursos captados no governo Dilma. Os imóveis só foram sorteados este mês devido a entraves burocráticos ligados ao atual governo federal. A previsão é de que os contemplados recebam as chaves em dezembro.

O empreendimento

O residencial Morada Tropical está situado no Capiarara e conta com 500 apartamentos. O município de Lauro de Freitas é um dos que mais conquistou unidades do MCMV em todo o Brasil, proporcionalmente à sua população.

Cada unidade do Morada Tropical tem dois quartos, cozinha, banheiro e área de serviço, equipamentos comunitários, ruas pavimentadas, sinalização de estacionamento e estação própria de tratamento de esgoto.